Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Catarina é um...

Santa Catarina é um dos estados mais inclusivos do país

Em 1968, o Estado catarinense foi pioneiro ao criar a Fundação Catarinense de Educação Especial, primeira instituição pública estadual do país responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial que, ao longo da sua trajetória, se distinguiu ao realizar estudos e ações com foco em uma educação de qualidade e inclusiva.

Santa Catarina sempre se destacou ao promover ações e políticas na área da Educação Especial, sendo considerado um dos mais inclusivos do Brasil.

“Vamos olhar para a Educação Especial com a atenção que ela merece, pois ela é a porta de entrada para que a inclusão aconteça. O aluno com deficiência precisa estar na sala de aula e ter junto um atendimento especializado e é este trabalho que a Fundação realiza. A FCEE terá todo nosso apoio para que faça ainda mais”, destacou o governador Jorginho Mello.

Para o ano de 2023, o Governo disponibilizou mais de R$ 547 milhões para a FCEE no orçamento estadual.

“A Fundação é pioneira na inclusão em todo Brasil. A Fundação repassa recursos para fomento e manutenção das instituições especializadas, mas também tem um papel importante na inclusão educacional dos alunos com deficiência na rede estadual de ensino. Há muitos anos garantimos o atendimento de qualidade a esses alunos com a permanência do segundo professor em turmas com alunos incluídos. A Fundação é ainda destaque, de maneira geral, pelas políticas de formação e qualificação nesse atendimento em todo o estado”, relatou a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

Foto: Divulgação / FCEE

O público alvo da Educação Especial em Santa Catarina é formado por pessoas com:

  • atraso global do desenvolvimento;
  • deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla);
  • transtorno do espectro autista;
  • transtorno do déficit de atenção/hiperatividade;
  • altas habilidades/superdotação.

Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com 10 Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Cerca de 400 servidores trabalham no campus, onde são realizados cerca de 600 atendimentos diários.

Em todas as regiões de Santa Catarina, a FCEE mantém parcerias com 245 instituições especializadas em educação especial para o atendimento pedagógico (entre Apaes, AMAs, associações de surdos, deficientes físicos e outras), beneficiando cerca de 27 mil pessoas com deficiência.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support