Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Santa Catarina e Paraná...

Santa Catarina e Paraná selam parceria inédita em saneamento durante o 6º Cosud, em Foz do Iguaçu


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Os Governos do Estado de Santa Catarina e o do Paraná, por meio de suas concessionárias de água e saneamento Casan e Sanepar, firmaram um dos principais acordos de cooperação desta rodada do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre neste sábado em Foz do Iguaçu (PR).

Durante sua fala na abertura do evento, o governador Carlos Moisés destacou a assinatura do acordo, qualificando-o como um dos principais resultados práticos deste encontro. “Nós, que somos estados vizinhos, podemos dividir esforços, economizar investimentos e fazer com que a vida das pessoas seja melhor, com mais acesso aos serviços públicos de qualidade”, afirmou. O governador explicou também que, com o termo de cooperação, os municípios na divisa entre Santa Catarina e Paraná podem compartilhar equipamentos e se beneficiar do relevo da região para otimizar processos.

>> Mais fotos na galeria

O protocolo foi assinado pelos dois governadores e os presidentes das duas empresas e abre caminho inédito para a execução conjunta de ações, inclusive operacionais, nos municípios mais próximos da linha divisória, além de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A parceria deve prever também o compartilhamento de instalações das duas Companhias com o objetivo de prestar serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto ainda melhores para os moradores que vivem em cidades localizadas no limite dos estados.


Foto: Divulgação / Casan

“Esse protocolo pretende otimizar a prestação dos serviços de saneamento básico de forma sustentável e competitiva”, disse a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos. “Estamos motivados e confiantes com essa parceria, pois gera excelentes perspectivas de integração, como o aproveitamento da capacidade das instalações, o avanço na cobertura visando à universalização, um eventual estudo de redução de tarifas e, em especial, intercâmbio de experiências e de conhecimento tecnológico”.

O 6º Cosud, encontro que promove a integração dos estados em 15 eixos temáticos, encerra-se neste sábado,29, em Foz do Iguaçu. Além de Carlos Moisés, estão presentes o governador anfitrião do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Doria (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais) e o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva.

>> Leia também:
Governadores do Sul e Sudeste pedem reforço financeiro para enfrentamento ao coronavírus
Secretários e governadores do Sul e Sudeste participam do 6º Cosud, em Foz do Iguaçu

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Stefanelli 
Assessoria de Comunicação
Presidência da Casan
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5034 / 99136-9345
www.casan.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support