Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Santa Catarina criou 48...

Santa Catarina criou 48 mil novos empregos formais no primeiro trimestre de 2023 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina gerou 48.471 mil vagas de emprego nos três primeiros meses de 2023, ocupando a terceira posição no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estados mais populosos.  Dessa maneira, o estado segue à frente de seus vizinhos do Sul. Em março, foram 11.885 oportunidades criadas, o segundo maior número dentro da série histórica.  Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 27, pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O governador Jorginho Mello destaca que foram mais 11 mil novas vagas de emprego apenas em março. Segundo ele, o resultado do Caged demonstra a força da economia catarinense. “Santa Catarina é referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, com uma classe empreendedora confiante e segura para investir aqui”, destaca. 

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, enfatiza a economia forte e diversificada. “O mérito desse resultado é dos empreendedores e do povo catarinense. O Governo de Santa Catarina busca atuar como um facilitador do desenvolvimento, atuando lado a lado das forças produtivas”, afirma Dreveck.

O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns, explica que mesmo com uma população menor, Santa Catarina gerou mais empregos que os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. “Em números absolutos, ficamos apenas atrás de São Paulo e Minas Gerais, que possuem populações muito maiores”, conclui. 

Atividades Econômicas 

Na divisão por setores econômicos, o destaque em março ficou para os serviços. Foram mais de 5,7 mil novos empregos. A construção civil veio logo em seguida, com o maior crescimento em termo relativos, 1,92%. A indústria (987 mil) e produtos têxteis (524) também tiveram saldo positivo. 

Ranking Municípios Catarinenses 

Em março, dois municípios ultrapassaram a marca de mil postos de emprego criados. No mês, o ranking foi encabeçado por Itajaí, com 1.293 postos, seguido de Jaguaruna, com 1.075 postos. Em relação ao acumulado do ano se destacam Joinville (4.443), Itajaí (3.724) e Chapecó (2.229).

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support