Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina cria semana...

Santa Catarina cria semana estadual para incentivar o consumo de pescados

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, aprovou a Lei nº 18.688/2023 que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Consumo de Peixes e Frutos do Mar, reforçando a posição do estado como o principal polo pesqueiro do Brasil.

A iniciativa busca promover os benefícios do consumo de pescados, ao mesmo tempo em que valoriza a rica tradição pesqueira catarinense.

A lei tem como objetivo reunir a cadeia produtiva, fomentar e desenvolver o seu consumo e busca ainda consolidar uma terceira época de grande consumo de pescados, além da Semana Santa e do Natal.

Para o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, não só pela questão econômica e cultural, a semana busca sensibilizar sobre os benefícios nutricionais do pescado na saúde da população:

SONORA

A nova semana estadual é celebrada de primeiro a sete de setembro e pretende não apenas aumentar o consumo, mas também expandir o conhecimento sobre a variedade e a qualidade dos peixes e frutos do mar produzidos na região.

Santa Catarina é amplamente reconhecida por sua excelência na pesca e destaque na aquicultura, onde figura como maior produtor nacional de ostras e mexilhões, segundo em algas, vieiras, trutas e carpas, e o quarto em tilápia. O estado recebeu em 2023, o título de Capital Nacional da Pesca ao município de Itajaí.

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca e do Badesc, acaba de anunciar uma iniciativa para ajudar os maricultores que tiveram prejuízos por conta da suspensão temporária da venda dos produtos em função do fenômeno da maré vermelha.

A comercialização e a colheita de ostras voltaram a ser liberadas no litoral catarinense e agora quem produz esse tipo de molusco pode contar com uma linha de crédito.

A linha de crédito direcionada aos maricultores atingidos pelo fenômeno Maré Vermelha faz parte do Programa Pronampe Emergencial, que conta com juros subsidiados pelo Governo do Estado em 50% da taxa para empresas com sede em municípios com Situação de Emergência reconhecida pela Defesa Civil Estadual.

Para acessar o crédito, os empreendedores devem entrar no site do Badesc www.badesc.gov.br, fazer cadastro e solicitar o crédito.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support