Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Santa Catarina articula uso...

Santa Catarina articula uso e preservação dos recursos hídricos no 1º Fórum Brasil das Águas

Foto: SEMAE

O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMAE, participou do 1º Fórum Brasil das Águas, promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias entre os dias 5 e 9 de agosto em Foz do Iguaçu (PR). O fórum promoveu trocas de experiências entre poder público federal, estadual e municipal sobre políticas públicas para o uso racional dos recursos hídricos. A SEMAE contribuiu com o evento dividindo sua expertise sobre os avanços com o Sistema de Outorga implantado no Estado.

“Temos sob nossa gestão cerca de 95 mil quilômetros quadrados de água que fazem parte das 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina. E temos trabalhado duro para regularizar o uso dos recursos hídricos em todos os níveis (superficiais e subterrâneos). Por isso pudemos contribuir com o evento e também discutir melhoras em outras questões, como simplificações das normas e procedimentos para a regularização dos usuários de recursos hídricos”, comentou o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da SEMAE Vinicius Tavares Constante, que participou do evento em nome do Secretário de Meio Ambiente e Economia Verde Guilherme Dallacosta.

Durante os cinco dias de evento cerca de 8 painéis aconteceram de maneira simultânea no Centro de Convenções do Rafain Hotel. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou dois eventos paralelos à programação do 1º Fórum Brasil das Águas. Um deles foi a 2ª Edição dos Encontros PROGESTÃO e o outro foi o 2º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Recursos Hídricos. Ambos contaram com participação e contribuição da SEMAE. O foco da Agência Nacional das Águas era a articulação e cooperação entre os estados. Por isso durante estes eventos, foram compartilhadas experiências de uso da água em Santa Catarina de como integrar regulação dos recursos hídricos.

“Acho que o mais importante foi essa discussão para a simplificação e padronização de normas e procedimentos para a regularização dos usuários. Esse assunto acabou sendo abordado em diversos momentos e ficou bem forte entre a ANA e os estados”, concluiu o Gerente da Semae Vinicius Tavares Constante.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support