Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. SAMU SC atende mais...

SAMU SC atende mais de 35 mil ocorrências de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 35.018 ocorrências de janeiro a julho de 2024.

A região que mais registrou os casos foi o Alto Vale do Itajaí, com 7.074 ocorrências, seguido da Grande Florianópolis (6.825), Norte/Nordeste (6.115) e Sul (5.826).

Os riscos da doença aumentam em até 30% durante o inverno, principalmente devido à queda das temperaturas.

A situação ocorre porque, para manter a temperatura corporal regular, o organismo faz a contração dos vasos sanguíneos, com o aumento da pressão, para evitar a perda de calor em excesso. Isso pode favorecer problemas como infarto, dor no peito e, em casos graves, a morte súbita.

O médico Alfredo Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), elenca algumas medidas que podem diminuir os riscos desta doença:

SONORA

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são o tabagismo e o colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes.

Preocupada com o alto número de ocorrências de doenças cardiovasculares, a Secretaria de Estado da Saúde promove até esta sexta, 23, a “Semana de Emergência Cardiológica”.

São aulas online para capacitar e reciclar o conhecimento dos profissionais de saúde da rede de urgência e emergência de Santa Catarina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support