Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Roteiros Nacionais de Imigração

Roteiros Nacionais de Imigração

serra de sc 20130607 1041020342

O projeto Roteiros Nacionais de Imigração é fruto de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan).

O objetivo é preservar conjuntos de propriedades e bens culturais representativos dos diferentes imigrantes estabelecidos em solo catarinense. Os tombamentos são apenas uma parte das ações de preservação e valorização do patrimônio. Existe um termo de cooperação técnica que envolve, além da FCC e do Iphan, também os ministérios de Cultura, de Turismo, de Desenvolvimento Agrário, e no nível estadual, a Santur, Epagri, Sebrae/SC e prefeituras.

Para se integrarem no projeto, os municípios se responsabilizam pela adequação da legislação municipal de preservação do patrimônio e ordenamento territorial, pelo fortalecimento das áreas rurais, pela criação de Centros de Recepção e Venda de Produtos Tradicionais, pela disponibilização de técnicos e pela criação de um fundo municipal de preservação.

Alguns exemplos de imóveis tombados são a Casa Fleith, na Estrada do Pico, em Joinville; a Casa Polaski, no Alto Paraguaçu, em Itaiópolis; a propriedade da Família Bez Fontana, em Rio Américo Baixo, Urussanga; a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Warnow, Indaial; a Propriedade Bauer, em Vila Itoupava, Blumenau; as Casas Comerciais Haut e Weege, em Testo Alto, Pomerode; e o Sítio Tribess, uma pequena propriedade rural localizada no interior do bairro Wunderwald, em Pomerode, onde o projeto Roteiros Nacionais de Imigração foi lançado.

Mais informações no site da FCC.

Fundação Catarinense de Cultura

(48) 3953-2300

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support