Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Reunião na SAS trata...

Reunião na SAS trata de projeto que incentiva ressocialização de mulheres após a privação de liberdade

Foto: Divulgação SAS

Garantir direitos, uma rede de apoio e até capacitação de mulheres para ingresso no mercado de trabalho após a privação de liberdade. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão “Asas e Raízes”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Secretaria de Administração Prisional e outras entidades. Os resultados do projeto, criado em 2018, foram apresentados em uma reunião nesta segunda-feira, 29.

O “Asas e Raízes” promove a ressocialização através de diversas ações. Inicialmente os pesquisadores fizeram um diagnóstico econômico social dessas mulheres, assim como a relação delas com as políticas públicas desenvolvidas no estado de Santa Catarina.  

Outra frente de trabalho foi a capacitação profissional em Ecomoda, o que pode facilitar o acesso ao mercado de trabalho, evitando a volta à criminalidade. “Percebemos que as mulheres têm muito mais dificuldades que os homens ao saírem do sistema de detenção. A qualificação profissional é um suporte para oferecer possibilidade de ressocialização”, explica a coordenadora do projeto, professora Clerilei Bier.  

O projeto contemplou ainda a elaboração, produção e distribuição de cartilhas que tratam dos direitos das mulheres em regime fechado e regime semiaberto. Elas trazem informações sobre direitos de defesa, tratamento digno, liberdade sexual e de crença, visitas, trabalho, educação, saúde, voto, remição de pena e relacionados à maternidade, além de falar sobre progressão e regressão de pena e benefícios assistenciais. O material ainda traz endereço e contatos de instituições que estão aptas a dar apoio.

As cartilhas foram enviadas à Penitenciária Feminina de Florianópolis, Defensoria Pública, Departamento de Administração Prisional (Deap) e entregues também na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

A secretária interina da SAS, Maria Helena Zimmermman ressalta a união de esforços entre vários órgãos para executar ações voltadas a essas mulheres e destaca que garantir que elas saibam e possam acessar seus  direitos é fundamental para evitar que voltem à criminalidade. “Sabemos que hoje elas enfrentam muitas dificuldades, inclusive o preconceito da sociedade e o abandono familiar, mas nós, do Governo do Estado, e outras entidades estamos trabalhando juntos para que essas mulheres tenham oportunidades e não precisem retornar ao crime”, afirma.

Já a consultora executiva da SAS, Simone Machado, comenta que o projeto atende justamente um público que tem mais vulnerabilidade. “O atendimento a esse público é uma ação extremamente importante para garantir que na sua residência as mulheres tenham acesso aos direitos. Hoje a nossa secretaria, através dos Cras e dos Creas, acaba estendendo esse atendimento, mas muitas ainda não têm acesso a essa informação e projeto Asas e Raízes vem somar esforços para mostrar que é possível superar a dificuldade e dar sequência a sua vida”, ressalta.

Texto e foto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support