Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de São Miguel...

Regional de São Miguel do Oeste terá serviço de Altas Habilidades/Superdotação


Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Foi dado o primeiro passo para implantar os serviços de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste. Em Seminário realizado nesta quarta-feira, 28, profissionais da área da educação, receberam orientações de como funciona o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). O encontro foi promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e realizado no auditório da Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste.

O evento reuniu secretários municipais de Educação, representantes das Apaes, escolas estaduais e particulares, instituições de ensino superior, intérpretes e professores do atendimento educacional especializado. Em 2016, a Fundação criou o atendimento em seis ADRs e, neste ano, outras 10 receberão o serviço de altas habilidades. “Com isso, vamos ter 16 regiões com o atendimento, o que nos torna referência nacional na área”, enaltece o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza.

joomplu:26476

Conforme a psicóloga Andreia Roselia Panchiniak, coordenadora do Núcleo, as crianças podem ser identificadas com altas habilidades sendo elas: acadêmicas, artísticas, psicomotricidade ou criatividade. “A identificação é feita com avaliação pedagógica e psicológica. Porém, na maioria dos casos, os professores identificaram ao comparar com os demais colegas de classe”, explica.

O encontro abordou os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 3,5% a 5,0% da população mundial são superdotados. Em 2015, os dados do IBGE registraram 1.174.860 alunos frequentando a Educação Básica de Santa Catarina. Sendo assim, teríamos cerca de 50 mil estudantes com altas habilidades/superdotação nas escolas do Estado. Apesar disso, o Censo Escolar 2016 identificou apenas 488 alunos.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail:
imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support