Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Rede Laço lança plataforma...

Rede Laço lança plataforma que unifica e dá transparência à promoção de editais de apoio ao terceiro setor

A Rede Laço apresentou nesta segunda-feira, 21, um software criado para padronizar a divulgação de editais de destinação de recursos a projetos sociais e entidades do terceiro setor. A iniciativa, que é pioneira em Santa Catarina, prevê mais facilidade e transparência para a fiscalização dos resultados das chamadas públicas.

“Este governo vem trabalhando desde o início pelo fortalecimento do terceiro setor em Santa Catarina. O primeiro passo foi a criação da Rede Laço, depois a publicação da Política Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor, e agora mais esta iniciativa. É uma ferramenta que precisa da participação efetiva de todas as secretarias, para que projetos importantes continuem sendo atendidos e recebendo atenção do poder público”, afirma a primeira-dama Késia Martins da Silva, que preside o conselho da Rede Laço.

Participaram da apresentação servidores das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Desenvolvimento Social, da Celesc e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc). Na próxima semana, uma nova apresentação será feita a servidores da Casan, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Conheça os benefícios da plataforma

A partir de agora, todos os editais de chamada pública para apoio a projetos sociais seguirão um padrão, concentrados dentro da plataforma Rede Laço. O software foi desenvolvido dentro do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), programa que já é gerido pela Secretaria de Estado da Fazenda e utilizado por todas as instituições do poder público catarinense, sem novas contratações ou custos adicionais.

Anteriormente, as instituições promoviam as ações individualmente, contratando uma empresa especializada a cada lançamento de edital. Agora, com um espaço desenvolvido e gerido pelo Estado, estas contratações não serão mais necessárias, o que garante mais agilidade e economia de recursos públicos no apoio aos projetos.

A concentração dos editais dentro da mesma plataforma também dão mais transparência a todos os processos, permitindo que os cidadãos catarinenses possam consultar quais projetos são apoiados, como ocorrem as seleções dos candidatos e os recursos públicos destinados a cada instituição ou iniciativa. Estas informações devem ser compiladas em um painel BI, que será desenvolvido em parceria com o Ciasc.

A criação da plataforma foi capitaneada pelo coordenador de projetos da Rede Laço, o professor Eduardo Silva. Segundo ele, a ideia é que a plataforma seja aprimorada conforme for utilizada. Após a reunião de apresentação, todas as instituições vinculadas ao Estado devem indicar ao menos um servidor a ser cadastrado no programa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support