Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Recorde histórico: Porto de...

Recorde histórico: Porto de São Francisco tem aumento de 20% na movimentação de carga no primeiro quadrimestre

A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul atingiu 5 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses de 2023, representando um aumento de 20,7% com relação ao mesmo período do ano passado (4,1 milhões de toneladas). É a maior movimentação da história do complexo portuário já registrada no primeiro quadrimestre de um ano.

As exportações, com 2,8 milhões de toneladas, representaram 57% do total de mercadorias movimentadas nesses 120 dias. Os grãos (soja e milho), com 2,6 milhões de toneladas, lideram a lista dos produtos enviados ao exterior. Na sequência, óleo vegetal (100 mil toneladas) e madeira (81 mil toneladas).

Já as importações somaram 2,1 milhões de toneladas nestes quatro meses, equivalente a 43% da movimentação do Porto. O setor metalúrgico (1,1 milhão de toneladas) e os fertilizantes (746 mil toneladas) foram as principais mercadorias recebidas de outros países.

“O mundo quer os produtos de Santa Catarina. Nossa gente é trabalhadora, empreendedora e exporta para mais de 170 países os produtos do nosso agronegócio e das nossas indústrias. É por isso e por tantos outros motivos que demos destaque especial ao setor portuário com a criação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, destaca alguns diferenciais. “Nosso Porto é altamente competitivo, por ser multipropósito. Outra característica é a sua eficiência, com razoável tempo de espera para os navios atracarem, além de apresentar agilidade na operação de carregamento e descarregamento de cargas.”

Segundo ele, além de estar em posição geográfica favorável para receber e expedir o mix de cargas, o Porto conta com uma tarifa atrativa, em comparação com outros portos próximos.
“Todos esses fatores, somados à capacidade produtiva de sua comunidade portuária e às ações do governo do Estado para melhorar ainda mais as condições de infraestrutura do Porto, ajudam a explicar o expressivo aumento no volume de cargas neste primeiro quadrimestre do ano”.

Movimento de abril

Em abril, a movimentação de mercadoria no Porto de São Francisco chegou a 1,3 milhão de toneladas, crescimento de 12% em comparação com o mesmo mês de 2022 (1,15 milhão de toneladas).
A exportação atingiu 793 mil toneladas, sendo a soja o principal produto (726 mil toneladas).
A importação, por sua vez, foi de 488 mil toneladas, puxadas pelo aço (295 mil toneladas) e fertilizantes (181 mil toneladas).

Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton
Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support