Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Reabertura da Ponte Hercílio...

Reabertura da Ponte Hercílio Luz completa um ano de integração ao dia a dia dos catarinenses


Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Depois de 29 anos fechada, a Ponte Hercílio Luz comemora agora o primeiro aniversário de reencontro com os catarinenses. Devolvido à população no dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.

“Foi um momento de extrema felicidade para todos nós. Em um ano de gestão, conseguimos dar celeridade a uma obra aguardada há décadas e reintegrar a Ponte Hercílio Luz ao cotidiano de Florianópolis e de Santa Catarina”, celebra o governador Carlos Moisés.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o próximo passo é traçar o futuro da ponte e do entorno. “Nosso desafio agora é potencializar cada vez mais o uso equilibrado da estrutura, valorizando o aspecto da ponte enquanto equipamento cultural e turístico. Mas também considerando como importante instrumento de mobilidade no acesso à Ilha de Santa Catarina”, afirma o secretário.

Utilização atual da ponte

Desde setembro, o tráfego está liberado para os veículos de passeio. Os automóveis podem passar pela ponte de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, desde que haja ao menos dois ocupantes.

A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não é permitido o tráfego de carros com apenas o motorista e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.

Das 19h às 11h o horário é exclusivo aos ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também podem circular nos demais horários. Aos sábados e domingos, o uso é exclusivo para pedestres.

Complexo Cultural e Turístico

O Governo do Estado planeja aprimorar o aproveitamento do entorno da Ponte Hercílio Luz, com a criação de espaços de convivência a partir do uso cultural, museológico, turístico, gastronômico, esportivo, de lazer e de contemplação.

Os estudos iniciais foram liderados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e envolveram a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a equipe do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC), da SCPAR.

Sete dias de atrações na reabertura

A emoção de cruzar a maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal do mundo atraiu milhares de pessoas no evento Viva a Ponte, entre 30 de dezembro e 5 de janeiro de 2020, em Florianópolis. Cerca de 1,18 milhão de pessoas circularam entre as cabeceiras continental e insular da Ponte Hercílio Luz.

O reencontro dos catarinenses com o monumento foi marcado por uma agenda intensa. Houve desfile de carros antigos, a Corrida da Ponte, esportes radicais, 65 apresentações culturais e atrações gastronômicas.

Confira no vídeo alguns dos principais momentos da reabertura: 

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support