Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projetos de ciência e...

Projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos nas escolas catarinenses são premiados em Feira Estadual

Nove projetos de ciência e tecnologia foram premiados na tarde desta quarta-feira, 30, na 14° Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino. Os trabalhos com soluções inovadoras e sustentáveis foram desenvolvidos por estudantes da rede pública estadual.

Foram dois dias de Feira, que reuniu 100 trabalhos e contou com a participação de mais de 200 estudantes de todas as regiões do estado. Foram premiados trabalhos dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante. Além da premiação com notebooks, celulares e relógios, a Feira promoveu a troca de experiências entre as escolas e incentivou a divulgação científica. Os trabalhos foram avaliados por uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED).

O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, parabenizou os estudantes pelos projetos apresentados e lembrou das ações realizadas pelo Governo do Estado para levar tecnologias às escolas. “A Feira é um espaço de promoção e de difusão do conhecimento, assim como as escolas, cada vez mais tecnológicas. Os Espaços Maker, por exemplo, são laboratórios que irão contribuir e fomentar ainda mais as novas ideias, ajudando no desenvolvimento e na criatividade de nossos estudantes. Ficamos felizes em oportunizar essa troca de experiências porque sabemos que através da ciência e do conhecimento, é possível chegar cada vez mais longe”, finalizou.

Feira fomenta a iniciação científica

Antes de chegarem à Feira Estadual, os trabalhos passam por outras duas etapas. A primeira ocorreu nas escolas e os melhores projetos passaram para a etapa regional. As 36 Coordenadorias Regionais de Educação foram responsáveis pela segunda etapa, que é organizada na forma de Feira Regional e classifica os trabalhos em destaque para o evento estadual. Por fim, a etapa estadual reúne os principais trabalhos selecionados nas etapas regionais, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades realizadas.

“A escola é lugar de produção de conhecimento e esses alunos encontraram na investigação e na pesquisa um campo frutífero para o desenvolvimento. Ficamos muito felizes de oportunizar momentos como esse na educação básica”, destacou a diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira.

A Feira é realizada desde 2006 no Estado e, além de promover a integração entre as escolas, a divulgação dos trabalhos e fomentar a iniciação científica, os projetos selecionados poderão representar o Estado em outras feiras nacionais.

Confira a lista dos trabalhos vencedores:

Ensino Profissionalizante

1° LUGAR: Sistema de Aquaponia Autossustentável
EEB Prof. Jurema Savi Milanez, Quilombo

2° LUGAR: Analisar comparativamente métodos de plantio da mandioca
CEDUP Campo Erê, Campo Erê

3° LUGAR: Sulfato de cálcio a partir de Resíduos Industriais
CEDUP de Chapecó, Chapecó

Ensino Médio

1° lugar: Agrotóxico: herói ou vilão?
EEB Bruno Heidrich, Mirim Doce
2° LUGAR: Pastelaria Arco-íris
EEB Sete de Setembro, Águas Frias

3° LUGAR: Carregador de Celular Fotovoltaico
EEB Cecília Vivan, Salto Velozo

Ensino Fundamental

1° LUGAR: Pilhas, baterias, o que fazer com elas?
EEB Bruno Heidrich, Mirim Doce

2° LUGAR: Explorando os Bioplásticos: propostas sustentáveis
EEB Orestes Guimarães, São Bento do Sul

3° LUGAR: Captação da Água da Chuva: Limpeza e distribuição
EEF Padre João Rick, São João do Oeste

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support