ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Projeto Proteja Uma Criança...

Projeto Proteja Uma Criança intensifica ações junto à comunidade escolar em Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso DPCAMI, está intensificando as ações a fim de salvaguardar a integridade física e mental das crianças e dos adolescentes. Um dos projetos que está em andamento é o Proteja uma Criança que consiste em trabalhar ações de prevenção primária da violência sexual contra crianças e adolescentes. 

Desta forma, os policiais civis e psicólogos policiais estão realizando ações nas escolas, que envolve  toda a comunidade escolar sobre como se prevenir ou buscar ajuda em caso de agressão sexual. De forma didática e adequada à faixa etária, as oficinas são desenvolvidas para difundir informações fundamentadas e reflexão sobre o assunto, possibilitando uma atuação multiplicadora de estratégias de prevenção. 

Além do público adulto, também são oferecidas oficinas a crianças a partir de cinco anos de idade, cujo objetivo é fornecer ferramentas que as tornem menos suscetíveis a abordagens abusivas. Neste ano, as ações iniciaram em Maio, em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, em Joinville e Itajaí. O projeto conta com 22 psicólogos policiais capacitados lotados em várias regiões do Estado.

Em Florianópolis, as psicólogas policiais da DPCAMI já iniciaram as oficinas. Ao todo serão três encontros, envolvendo 45 crianças, de 6 a 10 anos.

Em Joinville, a equipe do Proteja Uma Criança atendeu o primeiro ano da educação infantil da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, com 26 alunos. Os encontros foram realizados  com as crianças e depois com os responsáveis.

Repórter: Marcos Cassettari

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support