Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil contrata um...

Defesa Civil contrata um novo projeto ambiental para a manutenção da Calha do Rio Tubarão

Nesta quinta-feira, 20, uma reunião – via vídeo wall – convocada pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel BM João Batista Cordeiro Júnior, com o secretário da ADR Tubarão, Samuel Silva, coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (representando a Prefeitura de Tubarão), Coronel BM Djalma Alves, membros do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e Comissão de Acompanhamento dos Projetos de Desassoreamento do Rio Tubarão; na pauta do encontro a manutenção da calha do Rio Tubarão, projeto de Estudo de Impacto Ambiental e Executivo, além dos próximos encaminhamentos.

O posicionamento do governo estadual é a adequação do Projeto Ambiental- a pedido do IMA (Instituto do Meio Ambiente) para incluir alguns trechos que não estavam inclusos neste plano de manutenção da calha do rio, como a foz e a nascente, com isso será alterado também o projeto executivo. Este grupo também espera uma posição da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável autora do projeto de Execução da Obra, para a readequação da execução dos trabalhos. Os dois projetos tem que estar em consonância, em conformidade um com o outro. A Secretaria de Estado da Defesa Civil já solicitou estes novos projetos ambientais, já contratando a empresa que irá fazê-lo.

A intenção é torná-lo o mais completo possível na sua hidrodinâmica, obedecendo o curso natural da lagoa, da foz, da nascente. E este projeto Executivo é a diretriz de como vai realizar a sua execução. O que ficou acordado é que em fevereiro uma nova reunião será agendado como os novos integrantes do governo para dar este encaminhamento por parte do Estado”, finalizou o secretário da Defesa Civil.

Mas, a discussão foi além da manutenção da calha do Rio Tubarão, quando o engenheiro químico e climatologista, Rafael Marques, e o ex-gerente Regional da Cidasc, Claudemir S. Santos falaram da complexidade da obra, que exige ação técnica interdisciplinar para evitar novos prejuízos. “A comunidade está vulnerável a estas ações e estamos esperamos há seis anos a conclusão desses projetos. Mas somos otimistas e sempre esperamos o melhor, estamos aqui para contribuir”, ressaltou o coordenador da comissão.

A obra de manutenção da calha do Rio Tubarão compreende 29,7 mil metros entre a área urbana de Tubarão até a foz, em Laguna. Conforme a última batimetria, em alguns pontos a calha está 40% comprometida. É necessário remover pelo menos 6.831.455,075 metros cúbicos de material. A última obra de dragagem ocorreu há mais de 30 anos.

O projeto de desassoreamento do rio Tubarão engloba os projetos básico e de impacto ambiental, todos fundamentais para a execução da obra. A ação prevê dragagem, aprofundamento e recuperação da calha do rio para melhorar o escoamento e reduzir as possibilidades de cheias. A obra foi recomendada pelo Comitê de Bacia do Rio Tubarão.

Cerca de 6.831.455,075 metros cúbicos de areia serão removidos de um trecho de 29,7 quilômetros do manancial, entre a área urbana de Tubarão e a foz do rio, em Laguna. Os investimentos para a realização da obra são estimados em mais de R$ 300 milhões.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support