Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Projeto de compensação ambiental...

Projeto de compensação ambiental na Serra do Rio do Rastro já identificou 130 espécies

Foto: Divulgação

A parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) iniciada em agosto do ano passado para compensação ambiental das obras na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, começa a dar seus primeiros resultados. Desde o último janeiro, já foram coletados 350 exemplares de plantas dos paredões rochosos e identificadas 130 espécies entre endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.

O objetivo é promover o conhecimento e conservação da biodiversidade única desse ecossistema. Além de documentar e classificar a vegetação, o projeto pretende reforçar a importância do patrimônio natural para as comunidades serranas e impulsionar o ecoturismo sustentável na região.

“A flora local, adaptada às condições específicas dos paredões rochosos, desempenha um papel inestimável na formação e manutenção das características paisagísticas que fazem da Serra do Rio do Rastro um lugar tão especial”, avalia o professor Guilherme Alves Elias, do Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz, responsável pela pesquisa da Unesc.

A participação da SIE no estudo surgiu como uma alternativa para mitigar o impacto ambiental da supressão da vegetação necessária para as obras na rodovia. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu uma autorização de corte de pouco mais de dois hectares de área distribuídos por 22 pontos em taludes às margens da SC-390, dos quais 20 em Lauro Müller e dois em Orleans.

“Como não se encontrou viveiros com exemplares de esponja-do-mato, tarumã e carvalho para compensar o corte delas por meio do plantio de mudas, surgiu a possibilidade de compensação via cooperação com instituição que esteja desenvolvendo pesquisa para conservação das espécies suprimidas, conforme previsto pelo IMA”, explica a engenheira florestal Jéssica Oneda da Silva, da Assessoria de Meio Ambiente da secretaria.

O projeto vai até setembro e, após a finalização das atividades de campo e tabulação dos dados, será feita uma cartilha educativa para divulgar as espécies endêmicas e ameaçadas da Serra do Rio do Rastro. A expectativa, segundo Elias, é de que o estudo subsidie iniciativas para restauração ecológica, preservação das áreas remanescentes, educação ambiental e monitoramento e conservação das espécies, especialmente aquelas que correm risco de ser extintas. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support