Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Projeto Classe Escolar leva...

Projeto Classe Escolar leva aulas a pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital Regional do Oeste

Um novo espaço tem garantido o desenvolvimento do projeto de assistência escolar aos pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, unidade contratualizada com o Governo do Estado. A Classe Escolar Hospitalar está funcionando desde o início deste mês e possibilita aos estudantes entre 4 e 17 anos seguirem estudando e realizando as atividades escolares durante os períodos de internação. O local foi inaugurado nesta semana.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria Regional de Chapecó, do Hospital Regional do Oeste, por meio da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), e do Núcleo de Voluntárias Formigas do Bem, incluindo também a Coordenadoria do Projeto Brincando no Hospital.

Os pacientes internados na Oncologia Pediátrica terão em sala de aula o acompanhamento da professora Evelin Lanzarin, que irá organizar o conteúdo a partir dos temas que cada estudante estiver trabalhando em sua escola. “Quando eles não conseguirem estar em sala, é possível também ir ao leito e fazer as atividades de uma forma mais lúdica,  complementando o processo de aprendizagem, mas respeitando as fragilidades em que eles se encontram”, ressalta a professora.

Vinculada à Escola de Ensino Básico Marechal Bormann, de Chapecó, a professora Evelin  explica que o calendário escolar será seguido conforme o designado na rede estadual de ensino e que a classe hospitalar tem validade na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “O professor tem a autoridade de analisar o que eu trabalhei e complementar a nota da criança ou adolescente do espaço escolar”, explica.

O Núcleo de Voluntários Formigas do Bem, doou todo o mobiliário da classe e fez a aquisição do material didático-pedagógico para o desenvolvimento das atividades. “Sabemos o quanto esse projeto irá transformar vidas! Por isso, estamos muito felizes e emocionados pela união de todos nessa conquista. Nossos corações transbordam de amor pela possibilidade de incluir nossas amadas crianças”, afirma a coordenadora do Núcleo, Leiry Piva.

Para a gerente de Captação de Recursos da ALVF-HRO, Vânia Maria Lovera, a classe é uma conquista para a comunidade hospitalar. “Só temos ganhos com relação a esse atendimento, porque ele vai amenizar todo o processo de tratamento para a criança, já que ela não perderá o vínculo social e escolar. Além disso, uma preocupação de todos os pais é de que a criança perca o ano escolar, então, é possível mudar essa realidade a partir desse momento”, reforça. 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support