Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Programa da SDE e...

Programa da SDE e Sebrae oferece consultoria em sustentabilidade para pequenos negócios e cria podcast

Fomentar a sustentabilidade em pequenos negócios, entregando um diagnóstico completo e um plano de ação com propostas de inovações. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em parceria com o Sebrae/SC, desenvolveu  o Programa Empresas Sustentáveis. Os estabelecimentos  que precisam de ajuda para implementar inovações em sustentabilidade podem se inscrever no link: https://promo.sebrae-sc.com.br/empresas-sustentaveis#rd-box-joq3m2vv 

“O programa melhora a resiliência dessas empresas frente aos eventos climáticos extremos, além de alavancar investimentos privados para operacionalizar planos de ação com vistas à manutenção dos serviços ecossistêmicos”, explica o secretário da Sema, Leonardo Porto Ferreira.

A gerente de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Ana Letícia Araújo de Aquino Bertoglio, explica que os hábitos de consumo estão mudando. “Hoje sabe-se que grande parte das emissões de gases de efeito estufa é proveniente da energia usada na produção de bens. O consumidor tem o poder de escolher marcas e produtos de acordo com a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. E essas escolhas devem dirigir a produção não apenas de forma consciente, mas regenerativa. O programa foi inspirado na necessidade de preparar as micro e pequenas empresas para a economia regenerativa, um dos pilares de ação da COP 27.”

A gestora da iniciativa no Sebrae/SC, Soraya Tonelli, ressalta a relevância dessa parceria. “Fazer com que as pequenas empresas sejam cada vez mais conscientes sobre a sustentabilidade dos seus negócios é uma das nossas missões. Por isso essa parceria com a SDE é tão importante, já que juntos vamos conseguir levar mais informações e orientações aos empresários para que eles tornem os seus negócios mais sustentáveis. Vamos sensibilizar e orientar todos sobre o ESG e a relevância desse conceito para o desenvolvimento”, comenta. 

Até o momento foi desenvolvido projeto piloto aplicando uma nova metodologia especialmente desenvolvida para as micro e pequenas empresas catarinenses oferecendo gratuitamente consultoria para os primeiros passos em ESG. 

As inscrições estão abertas e são 80 horas de consultoria especializada para as 50 primeiras empresas cadastradas. Acesse o link: 

https://promo.sebrae-sc.com.br/empresas-sustentaveis#rd-box-joq3m2vv

SustenCast

Uma das ações do Programa é disseminar e sensibilizar empresas e a população em geral sobre temas ligados à sustentabilidade e ESG. Por isso, foi criado um podcast, o SustenCast, disponível no canal do Youtube do Sebrae/SC. Os seis primeiros episódios já estão disponíveis. Confira no link: https://www.youtube.com/user/SebraeSC 

Texto: Pablo Mingoti 

Mais informações para a imprensa:

Mônica Foltran

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366

E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com

Site: www.sde.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support