Professores da rede estadual de Blumenau participam de formação e acolhimento para prevenção à violência em ambientes escolares
Mais de 1.000 professores e gestores das escolas estaduais de Blumenau participaram de formação com a Polícia Militar nesta sexta-feira, 14. A parceria entre a PM e a Secretaria Estadual de Educação (SED) tem o objetivo de integrar os profissionais e levar mais segurança ao dia a dia, após a tragédia que ocorreu na cidade no dia 5 de abril.
A formação foi dividida em quatro turmas e foi realizada desde quinta, 13. A secretária adjunta da Educação, Patricia Lueders, participou da formação e, em fala com os professores, destacou a importância do acolhimento e do trabalho intersetorial realizado pelo Governo do Estado para aumentar a segurança nas escolas,
“Acreditamos que a formação é o caminho, o trabalho intersetorial com outras secretarias e com as forças de segurança trouxe para os profissionais da educação as diretrizes para agir em um momento de crise que possa acontecer nas escolas”. Patrícia também enfatizou a importância de aproximar as famílias das escolas e manter o diálogo aberto com responsáveis pelos estudantes, professores e equipe gestora das unidades.
A formação será expandida para outras cidades do estado. No encontro, professores e gestores receberam orientações para prevenir as práticas de violência.
O tenente-coronel Heintje Heerdt, chefe do Estado Maior do 7º Comando Regional de Joinville, explicou a importância de manter o anonimato dos assassinos nos casos e reforçou a relevância de levar conhecimento à comunidade escolar. “Após a gravidade do evento em Blumenau, a PM buscou, junto com as secretarias, fazer essa série de palestras para trazer conhecimento e auxiliar na segurança dos estudantes”, finalizou.