Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professor do CEJA de...

Professor do CEJA de Criciúma é vencedor do Prêmio Arte na Escola Cidadã

O professor Marcos Antonio dos Santos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Criciúma, conquistou o XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã, na categoria Educação de Jovens e Adultos, com o projeto “Autorretratos: tecendo histórias e memórias nas aulas de Artes da Educação de Adultos”. Ele irá receber R$ 10 mil de premiação, e o CEJA receberá um computador e uma câmera fotográfica. A cerimônia será na próxima quarta-feira, 28, às 19h, no Teatro do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é organizado pelo Instituto Arte na Escola. É o maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores. Para identificar projetos transformadores no ensino, o Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país.

“O projeto ‘Autorretrato, tecendo histórias e memórias na Educação de Jovens e Adultos’ foi um percurso nas relações do eu e do outro, do autoconhecimento a elaboração de conhecimentos e experiências com a arte e a cultura”, explicou o professor, que atribui a conquista ao estudo e à dedicação diária nas salas de aula. “Sinto-me muito feliz por uma experiência tão significativa com os estudantes do CEJA ter sido escolhida em uma premiação expressiva. Discutir Direitos Humanos e abordar o território da identidade com meus estudantes em linguagens e materialidades tão distintas, propiciou criações nas quais a autoria, a pesquisa e o envolvimento teceram uma história linda em sala de aula”, destacou o professor.

Tanto os professores vencedores quanto suas escolas receberão certificado de premiação e troféu exclusivo criado pela artista Ester Grinspum. Além disso, ganharão livros e materiais de Arte e Educação. As escolas também receberão publicações para serem disponibilizadas na biblioteca. Serão realizados cinco documentários sobre os projetos vencedores. As filmagens serão feitas nas escolas onde aconteceram os projetos.

Participaram do concurso docentes ou equipes de professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, realizados nos anos de 2016, 2017 e/ou concluídos até maio de 2018, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional. Hoje o Brasil tem mais de 500 mil professores lecionando Artes na Educação Básica. O prêmio tem a missão de incentivar esses pofissionais, reconhecendo e dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos e comunidades.

Breve Currículo Professor Marcos

Marcos Antônio dos Santos é professor de Artes na Educação Básica, pós-graduando em Poéticas Visuais UNESC. Participante do grupo de estudos do Polo Arte na Escola, cursando o Aprendendo com Arte (curso do Instituto Arte na Escola), professor supervisor no PIBID de Artes Visuais UNESC na Rede Municipal de Criciúma, atuante nos projetos Boi de Mamão UNESC e nas Escolas Ludovico Coccolo e Julieta Torres Gonçalves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support