Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Produtividade de milho: SC...

Produtividade de milho: SC pode colher 1 milhão de toneladas a mais sem ampliar a área plantada

Cada hectare plantado com milho em Santa Catarina pode render, em média, 4,2 toneladas a mais do grão se o agricultor adotar melhorias no manejo.

Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Epagri em parceria com a equipe Field Crops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A produtividade média de milho registrada nos últimos anos no Estado é de apenas 6,9 toneladas por hectare.

A pesquisa concluiu que, com melhorias de manejo nos 246 mil hectares cultivados com milho para a produção de grãos em Santa Catarina, o Estado pode colher 1,04 milhão de toneladas a mais por ano.

O pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf) e coordenador do estudo, Leandro Ribeiro, comenta sobre os principais fatores que impedem a obtenção de maiores produtividades:

SONORA

O projeto, chamado Potencial e Lacunas de Produtividade do Milho em Santa Catarina (GYGAS Milho SC), investigou os fatores que impedem que as colheitas do grão sejam maiores.

Durante três anos, pesquisadores e extensionistas se dedicaram a estimar quanto de milho o Estado tem potencial para produzir sem ampliar a área plantada e de que forma é possível alcançar isso.

A pesquisa integra o Global Yield Gap Atlas (GYGA), um protocolo global com mais de 70 países participantes. A Universidade de Nebraska (EUA) e a Universidade de Wageningen, da Holanda, lideram a iniciativa mundialmente.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support