Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Produção de serviços de...

Produção de serviços de alta e média complexidade é 215% maior que o teto anual repassado pela União

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde apontou que, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, a produção de procedimentos de alta e média complexidade, realizados em hospitais sob gestão estadual, foi 215% superior em relação aos recursos repassados pelo governo federal.

O mesmo estudo mostrou que a produção das unidades hospitalares sob gestão municipal, no mesmo bloco de financiamento, foi 124% maior que o valor do teto federal repassado naquele período. 

Somados os valores municipais e estadual, os dados do cofinanciamento da saúde no estado apontam para um deficit total de cerca de R$ 550 milhões anuais ou R$ 45 milhões mensais, montante que vem sendo bancado pelos Fundos Municipais e Estadual da Saúde.

Os recursos dizem respeito à produção de serviços já habilitados de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, realizados tanto pelos hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde como pelas unidades contratualizadas.

Todo o estudo foi baseado nas informações disponíveis no DataSus, sistema oficial de divulgação de produção hospitalar, e no SISMAC, sistema de controle de limite financeiro da média e alta complexidade, ambas plataformas oficiais do Ministério da Saúde.

Repórter: Pâmella Andressa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support