Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Prodec – Programa de...

Prodec – Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense

O que é o PRODEC?

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que visam produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina.

Trata-se de incentivo à postergação, equivalente a um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto.

Como funciona?

A empresa poderá utilizar mensalmente do percentual atribuído pelo Conselho Deliberativo do PRODEC sobre o valor equivalente ao ICMS (limitado a 75%), gerado ou de seu incremento no caso de expansão ou ampliação de empresa instalada e em operação em Santa Catarina, até atingir o montante do incentivo.

Como faz para ter acesso?

Poderão ser enquadrados projetos de investimentos iniciados há, no máximo, seis meses. O programa é voltado para empreendimentos industriais produtivos.

Para pleitear o incentivo do PRODEC, a empresa deverá enviar à Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade (DIEC) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável a consulta prévia e os documentos necessários.

Montante e percentual do incentivo, prazo de fruição e juros

É o valor total do incentivo a ser contratado. Poderá chegar até 100% dos investimentos fixos do projeto, exceto o terreno e capital de giro. O percentual do incentivo poderá ser de até 75% do incremento do ICMS gerado exclusivamente pelo novo investimento.

O prazo de fruição varia entre 120 a 300 meses, a depender do setor produtivo da empresa, do município e a existência ou não de produtos inéditos. O prazo de carência poderá chegar a 48 meses, e os juros variam entre 0% a 4% a.a., conforme a pontuação da empresa elaborada pelo agente financeiro.

Desconto

Empreendimentos localizados em municípios com IDH igual ou menor a 95% em relação ao Estado de Santa Catarina (0,7353) podem obter desconto na parcela creditada. Além disso, investimentos que gerem produtos inéditos na cadeia produtiva do Estado e estejam incluídas na matriz de desconto do Conselho Deliberativo podem se beneficiar de desconto nas parcelas.

Como solicitar o benefício?

A consulta prévia, devidamente preenchida, e os documentos solicitados deverão ser entregues presencialmente ou enviados via e-mail (prodec@sde.sc.gov.br) à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que será analisado pelo Comitê Técnico, Agente Financeiro e Conselho Deliberativo. Em seguida, é firmado o contrato e encaminhado à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), para ser efetuado o Regime Especial e início da fruição.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support