Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Porto de São Francisco...

Porto de São Francisco do Sul recebe Navio Cisne Branco, símbolo da Marinha, que será aberto à visitação

O Navio-Veleiro Cisne Branco estará no Porto de São Francisco do Sul e a população poderá visitá-lo na terça-feira, 16, entre 14h e 18h. A embarcação símbolo da Marinha do Brasil tem 76 metros de comprimento e conta com uma tripulação de 81 pessoas, entre oficiais e alunos em treinamento.

Durante a visitação, oficiais da Marinha passarão informações sobre a embarcação aos visitantes, que poderão conhecer o convés externo do navio e a entrada do lobby.

O Cisne Branco, que ficará no Porto de São Francisco até 18 de maio, foi construído na Holanda em 1998 e incorporado à Marinha em março de 2000. É um navio de época, com projeto inspirado nos velozes veleiros Clippers, construídos no início de 1800. Esse tipo de navio mercante de grande porte foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1812.

A passagem do navio por São Francisco faz parte da viagem “Brasil 2023”, iniciada em abril, no Rio de Janeiro: o Cisne Branco percorrerá cerca de 3,5 mil quilômetros pelos mares do Sul e Sudeste do país, até retornar ao Rio em junho. A última parada da embarcação foi em Porto Alegre, no ínicio de maio.

O Cisne Branco também participou da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorrendo a chamada “Rota do Descobrimento”, que saiu de Portugal rumo ao território brasileiro.

Visitação pública:

  • Onde: Porto de São Francisco do Sul (pela entrada principal).
  • Data: 16 de maio.
  • Horário: das 14h às 18h.
  • Documentos exigidos: documento oficial de identificação com foto, inclusive paraos menores deidade, que obrigatoriamente terão que estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
  • Recomendações: os visitantes devem usar calçados fechados, evitando sandálias ou chinelos, não sendo permitida a entrada de animais de estimação.

Mais informações sobre o Cisne Branco:
O Navio é empregado nas seguintes atividades:

  • O Navio representa a Marinha e o Brasil em grandes eventos náuticos no país e no mundo, por isso, é conhecido como “embaixada flutuante”.
  • Ajuda no complemento à formação marinheira do pessoal da Marinha, a partir do embarque de aspirantes da Escola Naval, de alunos do Colégio Naval e das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e de alunos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante;
  • Busca a difusão da mentalidade marítima da sociedade brasileira, fazendo-a atentar para o fato de que o Brasil, na condição de um país marítimo e continental, sempre teve e terá seu desenvolvimento atrelado ao mar.

Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton
Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support