Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Porto de São Francisco...

Porto de São Francisco do Sul tem novo presidente

O advogado Cleverton Elias Vieira foi nomeado pelo governador Jorginho Mello para ser o novo presidente do Porto de São Francisco do Sul. O nome foi aprovado nesta quarta-feira, 25, pelo Conselho de Administração do Porto.

Vieira, de 44 anos, atua há 10 no setor portuário, tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e curso de administradores para Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista de Santa Catarina, pela Fundação Escola de Governo (ENA).

Advogado concursado da SC Participações e Parcerias S.A (SCPar) desde 2008, ele já ocupou a presidência do Porto de São Francisco entre agosto de 2021 e maio de 2022. Antes, exerceu o cargo de diretor jurídico do Porto de Imbituba (2013-2016).

O novo presidente disse que a prioridade inicial é acelerar os investimentos na infraestrutura terrestre e aquaviária, assegurando condições que viabilizem o aumento no volume de cargas movimentadas. “A modernização da nossa estrutura portuária permitirá otimizar o escoamento da produção dos grãos catarinenses e a recepção de fertilizantes e material siderúrgico, resultando em melhorias para toda a cadeia produtiva”, afirmou Vieira.

Mais navios

Foto: Divulgação / Porto SFS

A construção de um novo berço de atracação de navios também está na mira de Cleverton Vieira. Com expectativa de lançamento da licitação de arrendamento em 2023, o 401 será o oitavo berço no Porto de São Francisco e deverá atender a diferentes tipos de cargas.
Ao mesmo tempo, ele pretende dar celeridade à obra de dragagem para alargamento do canal de acesso ao Porto, oferecendo melhores condições operacionais, com a possibilidade de recepção de embarcações de maior porte.

Mais acessos

Para agilizar a entrada e saída de caminhões na área portuária, o Porto de São Francisco avançará para concluir a implantação dos sistemas de controle solicitados pela Receita Federal para a abertura do novo acesso, já construído. A previsão é que as três novas balanças, nesse moderno gate, sejam autorizadas a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.

Hoje, com duas balanças, o Porto tem um fluxo médio de 500 caminhões por dia, equivalente a 1 mil movimentos (contando entrada e saída do veículo). Com cinco balanças será possível atender até 1,5 mil caminhões por dia, chegando a 3 mil movimentos.

Foto: Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul

Visitação

O novo presidente pretende, ainda, implantar o programa de visitação ao Porto. A iniciativa prevê um tour explicativo pelas instalações do complexo portuário. “Os estudantes prioritariamente, e toda a população catarinense, terão a oportunidade de conhecer um dos mais importantes e belos patrimônios do Estado”, ressaltou Vieira.

:: Dados gerais do Porto de São Francisco

  • Maior porto público em movimentação de carga de Santa Catarina.
  • 5º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
  • 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
  • Sete berços de atracação de navios, numa extensão de 1,5 km.
Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support