Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Porto de São Francisco...

Porto de São Francisco do Sul amplia capacidade de armazenagem de grãos

Foto: Gustavo Rotta

O Porto de São Francisco do Sul conta com três novos silos para armazenagem de grãos. As estruturas de concreto foram construídas pelo Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) que, desde 1996, arrenda uma área dentro do porto público. A inauguração foi realizada nesta quinta-feira, 25, e contou com a presença de 300 pessoas, entre autoridades, empresários do agronegócio e representantes do setor portuário de todo o país.

Cada um dos três silos tem capacidade para armazenar 30 mil toneladas de grãos, totalizando 90 mil toneladas. As estruturas verticais alcançam 31 metros de altura e 38 metros de largura. Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a inauguração foi um momento histórico para São Francisco do Sul.

“Trago a mensagem de apoio e agradecimento do governador Jorginho Mello, pois são ações empresariais como esta que fazem de Santa Catarina um estado de excelência na logística brasileira”, disse, durante o evento, no qual representou o governador.

O presidente do Tesc, Paulo Capriolli, salientou que, a partir de agora, a expectativa é movimentar 2 milhões de toneladas de grãos por ano. “Estamos celebrando a mais nova conquista do Tesc: um dos mais modernos sistemas de movimentação de graneis agrícolas do país”.

Investimento milionário

O Tesc investiu R$ 250 milhões nos silos e em obras complementares, como uma galeria de 400 metros para o transporte de grãos até os navios. Essa estrutura de correias transportadoras tem cinco metros de largura e fica a 22 metros de altura, sendo totalmente vedada.

As obras incluem quatro novos gates de entrada e saída de caminhões, que se somam aos quatro já existentes. Os novos equipamentos são completamente automatizados, contando com controle de acesso biométrico e leitura de placas de veículos.

Nos gates foram instaladas modernas balanças, com capacidade para caminhões maiores, de 30 metros, podendo pesar até 100 toneladas. Também há dois tombadores de caminhões, com plataformas de 30 metros.

O shiploader, equipamento que lança os grãos dentro dos navios, tem 43 metros de comprimento e capacidade para transportar 2 mil toneladas por hora.

Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
Billy Culleton | billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support