Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Porto de Itajaí: Estado...

Porto de Itajaí: Estado busca informações sobre arrendamento e delegação da Autoridade Portuária

Os gestores da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) aproveitaram a audiência com o secretário Nacional de Porto e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fabrizio Pierdomenico, nesta quarta-feira, 17, para atualizar as informações sobre o futuro do Porto de Itajaí, que está com suas operações paralisadas desde o início de 2023.

“Pedimos ao Governo Federal celeridade com relação ao novo arrendamento e com a delegação da Autoridade Portuária”, informa o secretário adjunto, Robison Coelho, que acompanhou o secretário Beto Martins.

Os secretários foram informados que o Governo Federal deve realizar uma licitação no segundo semestre deste ano. A expectativa é que o futuro arrendatário possa assumir as operações em 2024, com obrigações de realizar investimentos privados em novos equipamentos, além da responsabilidade do canal de acesso e dragagem, e continuidade de operações mistas (container/carga geral).

“O Porto de Itajaí é estratégico para SC para o escoamento das cargas de exportação e recebimento das cargas de importação, o Estado vem crescendo e mesmo não sendo um Porto com delegação estadual e sim municipal, o governador Jorginho Mello, delegou à SPAF o acompanhamento de perto desta questão”, afirma Coelho.

“Nosso papel é colocar o Estado à disposição do município e da União e prestar apoio no que for possível e necessário para que o Porto de Itajaí volte a operar com sua plena capacidade”, acrescenta Beto Martins.

Com relação à Autoridade Portuária, Pierdomenico indicou que ela deverá se estender por 25 anos. A expectativa é confirmar este trâmite no mês de junho, possibilitando a Autoridade local de fazer contratos temporários maiores, uma das reivindicações dos armadores.

“Isso trará a tão sonhada segurança jurídica e prazos, uma exigência dos armadores, que poderão negociar o retorno das linhas internacionais para Itajaí nos próximos meses”, conclui Coelho.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support