Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Porto de Imbituba registra...

Porto de Imbituba registra melhor março da história

O Porto de Imbituba, sob a administração do Governo do Estado, atualizou seu livro dos recordes no último mês com a maior movimentação de cargas já registrada em março e o segundo melhor resultado mensal de sua história. Ao todo, foram operadas 710,3 mil toneladas, um crescimento de 32,2% em relação a março/2022. O ótimo desempenho do último mês concretizou, também, o encerramento de um primeiro trimestre histórico, somando 1,7 milhão de toneladas e crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Seguindo a tendência registrada no primeiro bimestre deste ano, as exportações de março superaram as importações, com 53,6% do total movimentado. O embarque de cargas ao exterior foi responsável por 35,8% das toneladas operadas e a cabotagem ficou com a fatia de 10,6%.

“O mundo quer comprar os produtos de Santa Catarina. Nossa gente é trabalhadora, empreendedora e exporta hoje para mais de 170 países os produtos do nosso agronegócio e das nossas indústrias. É por isso e por tantos outros motivos que demos destaque especial ao setor portuária com a criação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias”, disse o governador Jorginho Mello.

Dos 27 navios atendidos no último mês, a maioria foi do tipo graneleiro. O ranking de cargas transportadas teve a liderança do coque de petróleo (241,2 mil t), farelos de milho e soja (137,6 mil t), contêineres (75,1 mil t ou 5.108 TEU), milho (68,5 mil t) e sal (50,2 mil t). No portfólio do Porto, a novidade foi o início das importações de óleo de girassol.

Conforme explica o diretor de Planejamento e Operações da SCPAR Porto de Imbituba, José João Tavares, a alta operacional foi aquecida pela movimentação de granéis sólidos. “Esse grupo de cargas, composto pelos granéis minerais e agrícolas, teve um incremento expressivo de 80,7% em relação a março do ano passado, principalmente pelo aumento na comercialização de coque, farelos e milho”, complementa Tavares.

“Para o ano, nossa expectativa é vivenciar mais uma marca inédita, em torno de 7,4 milhões de toneladas, com alta de cerca de 3% se comparado a 2022”, afirma Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente do Porto.

Novos investimentos

O resultado operacional positivo do complexo portuário vem acompanhado de anúncios de novos investimentos pela SCPAR Porto de Imbituba. Na última semana, foram anunciados R$ 11,2 milhões em investimentos da Autoridade Portuária em obras e aquisições para incremento na capacidade de movimentação do Porto. O pacote de melhorias inclui os lançamentos dos processos licitatórios da derrocagem no Cais 1 e construção de dolfim no Cais 2, que vão ampliar a área de acostagem, além do processo de compra de novas balanças rodoviárias, com a automatização de todo o sistema existente, que agilizará o fluxo de pesagem de cargas.

“Estamos com um trabalho pautado por planejamento estratégico e em sintonia com as diretrizes de impulso ao crescimento logístico-portuário de Santa Catarina, que o governador Jorginho Mello acompanha de perto, com uma Secretaria dedicada à questão. As melhorias têm disponibilidade orçamentária garantida com caixa próprio da Autoridade Portuária e vão sair do papel para tornar realidade a necessária ampliação da capacidade operacional do Porto de Imbituba”, avalia Braga Martins.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support