3. Segurança Pública
  5. Policial Militar de SC...

Policial Militar de SC que atua em missão na Somália participa de encontro sobre operações de paz

Fotos: Divulgação/PMSC

Um policial militar de Santa Catarina participou como palestrante no VII Encontro Anual da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (Rebrapaz). O evento foi realizado no dia 26 de outubro, de forma híbrida, por meio do Centro Universitário e Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), no Rio de Janeiro.

O encontro teve como tema principal o debate sobre os principais desafios atuais e futuros das operações de paz e políticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel que o Brasil poderá, pretenderá e/ou deverá desempenhar neste contexto.

Na oportunidade, o cabo Raony Kambará Rocha Osório, participou do painel sobre “Missões políticas especiais – tendências, desafios e oportunidades”, ao lado da embaixadora Gilda Motta Santos Neves (MRE), major do Exército Brasileiro, Gabriela Rocha Bernardes e foi moderado pela doutora Eduarda Hamann da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em sua palestra, o militar abordou a experiência como consultor policial na Missão de Apoio da ONU na Somália (UNSOM), onde atua desde maio de 2022, cedido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Durante a reunião, ele destacou o papel da ONU na Somália, no apoio ao desenvolvimento das instituições, promoção de direitos humanos e reconciliação. Outra pauta abordada foi sobre a importância do componente policial da missão no apoio à implementação do sistema federado de polícia no país.

O evento, que foi co-organizado pela Rebrapaz, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Centro Universitário IBMR, contou ainda com palestras sobre os seguintes temas: Impactos das recorrentes ameaças a peacekeepers da ONU; Mulheres, Paz e Segurança; O papel do Brasil nas crises de nossa região – Colômbia e Haiti.

Texto:  Jaqueline Suelen da Silva

Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts