3. Segurança Pública
  5. Polícia Militar intensifica segurança...

Polícia Militar intensifica segurança escolar para marcar semana do dia das crianças e dos professores

Fotos: Divulgação/PMSC

Em alusão ao Dia das Crianças (12) e ao Dia dos Professores (15), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está intensificando a presença dos policiais militares nas escolas no Estado. A ação reforça o compromisso da Corporação em garantir a segurança e com a integração nas instituições de ensino.

O foco principal desta operação, que integra o programa Rede de Segurança Escolar, é aumentar a visibilidade da Polícia Militar nas escolas, proporcionando um ambiente mais seguro para alunos, pais, professores e funcionários.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “embora a Corporação esteja envolvida nas operações de socorro às vítimas das chuvas que afetaram o nosso Estado, a mobilização nas escolas é vista como um teste de capacidade de organização e resposta a situações de emergência”.

Além das ações realizadas pelas guarnições da Rede de Segurança Escolar, com os policiais do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed), também estão sendo empregadas as guarnições de radiopatrulha e especializadas para promover um ambiente seguro e propício aos alunos e profissionais de educação durante esta semana comemorativa.

Ações – A Rede de Segurança Escolar ocorre de forma sistêmica com a participação de todas as Forças de Segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Trabalha primariamente a prevenção de forma educativa nas escolas, com a segurança nas entradas e saídas dos alunos, nas rondas no interior das unidades escolares e na avaliação da estrutura física da escola indicando a arquitetura de prevenção ao crime (muros, alambrados, alarme, iluminação, controle de acesso).

Desde abril de 2023 a Rede já realizou palestras para 52 mil alunos e mais de 62 mil professores em 43.381 escolas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado sobre os protocolos de Segurança Escolar.

Texto: Pedro Francisco da Costa Neto

Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts