Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Militar intensifica segurança...

Polícia Militar intensifica segurança escolar para marcar semana do dia das crianças e dos professores

Fotos: Divulgação/PMSC

Em alusão ao Dia das Crianças (12) e ao Dia dos Professores (15), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está intensificando a presença dos policiais militares nas escolas no Estado. A ação reforça o compromisso da Corporação em garantir a segurança e com a integração nas instituições de ensino.

O foco principal desta operação, que integra o programa Rede de Segurança Escolar, é aumentar a visibilidade da Polícia Militar nas escolas, proporcionando um ambiente mais seguro para alunos, pais, professores e funcionários.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “embora a Corporação esteja envolvida nas operações de socorro às vítimas das chuvas que afetaram o nosso Estado, a mobilização nas escolas é vista como um teste de capacidade de organização e resposta a situações de emergência”.

Além das ações realizadas pelas guarnições da Rede de Segurança Escolar, com os policiais do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed), também estão sendo empregadas as guarnições de radiopatrulha e especializadas para promover um ambiente seguro e propício aos alunos e profissionais de educação durante esta semana comemorativa.

Ações – A Rede de Segurança Escolar ocorre de forma sistêmica com a participação de todas as Forças de Segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Trabalha primariamente a prevenção de forma educativa nas escolas, com a segurança nas entradas e saídas dos alunos, nas rondas no interior das unidades escolares e na avaliação da estrutura física da escola indicando a arquitetura de prevenção ao crime (muros, alambrados, alarme, iluminação, controle de acesso).

Desde abril de 2023 a Rede já realizou palestras para 52 mil alunos e mais de 62 mil professores em 43.381 escolas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado sobre os protocolos de Segurança Escolar.

Texto: Pedro Francisco da Costa Neto

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support