3. Segurança Pública
  5. Polícia Militar de Santa...

Polícia Militar de Santa Catarina realiza promoções de oficiais e praças

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está promovendo um importante reconhecimento aos seus profissionais. Na tarde desta sexta-feira, 11, celebrando a data Magna do Estado, foi realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis, a cerimônia de promoção de oficiais e praças à graduação imediata e entrega de condecorações.

Realizada historicamente no dia em que se comemora a criação da capitania de Santa Catarina, as solenidades de promoção aconteceram em diversas regiões do Estado, sendo promovidos 279 praças e 39 oficiais. Destes, seis da carreira de praça destacam-se pela promoção por ato de bravura, dois militares ao posto de coronel, último degrau na carreira de oficiais, e dois policiais à graduação de subtenente, último degrau da carreira de praças.

Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Aurélio José Franzen, o Secretério de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o secretário-adjunto da SSP/SC, coronel da reserva do Exército Brasileiro, Freibergue Rubem do Nascimento, além do procurador-geral de justiça do Ministério Público, Fábio de Souza Trajano e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Miltar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, entre outras autoridades civis e militares.

Entre os dois oficiais que chegaram ao posto de coronel, o coronel Leandro Geraldino Schappo atua como subdiretor de Pessoal e Chefe da Secretaria da Diretoria de Pessoal da corporação, e o coronel Emerson Fernandes, chefe da Divisão de Segurança Institucional do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Já nas últimas carreiras de praças, chegaram ao posto de subtenente, o subtenente Maicon Otto, que atua nos Programas Preventivos da PMSC em Timbó, e o subtenente Avelino dos Santos, comandante do Grupo Militar na cidade de Bom Jesus. Por ato de bravura foram promovidos seis policiais no Estado, sendo dois policiais a 2º sargento, três a graduação de 3º sargento e um a cabo.

Durante a solenidade, em Florianópolis, também ocorreu o ato de entrega da medalha “Lealdade e Constância”, criada para prestigiar os militares que, transferidos para a reserva remunerada ou reformados em decorrência do serviço policial, cumpram os requisitos para a concessão da honraria, e entrega da medalha “Cruz de Bravura Policial Militar”, concedida aos policiais que, no cumprimento do dever, se destacou por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida, devidamente comprovado.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que “nós temos o Estado mais seguro do país, a cidade e a Capital mais segura do Brasil, ressalto aqui a ação e o esforço dos nossos polícias militares, que em serviço ou na folga estamos sempre prontos para a ação. Este é um dos momentos mais importantes na vida profissional e pessoal dos militares. A valorização na promoção busca reconhecer o empenho, a dedicação e os méritos dos policiais na manutenção da segurança e no bem-estar da população”.

Texto: Equipe de Jornalismo CCS/PMSC

Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira

Assessoria de Comunicação Social CCS/PMSC

Marcelo Passamai