Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica de Santa...

Polícia Científica de Santa Catarina completa um ano de fundação

Junto do novo nome e da nova identidade visual, a criação da Polícia Científica, em 2021, deu à Perícia Oficial catarinense uma nova data de aniversário. Nesta quarta-feira, 21, a instituição completa um ano de atividades desde à mudança de nomenclatura. A data remete ao mesmo dia do ano passado, quando foi aprovada pela Assembleia Legislativa a PEC 9/2021 – de autoria do Governo do Estado – que autorizou a nova identidade em substituição ao antigo Instituto Geral de Perícias.

Embora a promulgação da Emenda Constitucional 84/2021, que oficializou a mudança, tenha ocorrido no dia 28 de dezembro, o perito-geral da Polícia Científica, Julio Freiberger Fernandes, explica que a vitória de fato veio na votação do dia 21 de dezembro de 2021, quando o projeto foi aprovado de forma unânime pelo Legislativo.

“Além de atender à Resolução 1/2020 do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), que estabelece a padronização das perícias oficiais no país, a criação da Polícia Científica de Santa Catarina era uma antiga demanda da categoria. A conquista fortalece a imagem e a representatividade das perícias frente à população e demais órgãos de Segurança Pública, sem contar o impacto extremamente positivo sobre nossos servidores”, revela.

Segundo ele, no último ano o órgão sofreu uma verdadeira transformação, graças à boa influência da alteração sobre o quadro efetivo. Utilizando as palavras do ex-perito-geral Giovani Eduardo Adriano, a quem atribui papel determinante na conquista, Julio afirma que “a ação aumentou a autoestima dos servidores e o orgulho sentido pela instituição”, reconhecendo que esses efeitos tiveram reflexo direto na qualidade dos serviços prestados.

“A criação da Polícia Científica não gerou novas despesas ao Estado e não provocou alterações na estrutura organizacional. Pelo contrário, com a padronização nacional ela trará benefícios em termos de gestão, como a redução de custos a partir de aquisições conjuntas envolvendo todas as polícias científicas. O que mudou foi para melhor, a exemplo do bom desempenho produtivo observado durante o ano, fruto da motivação e do entusiasmo dos agentes, que se sentem valorizados”, conclui.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support