Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Planos de desenvolvimento econômico...

Planos de desenvolvimento econômico e social movimentam entidades na região de Curitibanos

O Governo de Santa Catarina realiza sistematicamente programas de planejamento visando o desenvolvimento do Estado. “Isto se dá através da Secretaria de Planejamento do Governo com programas como o Crescendo Juntos e o Plano de Desenvolvimento Santa Catarina 2030”, observa o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos (ADR) de Curitibanos, Luiz César Abrahão.

Na ADR de Curitibanos alguns programas também vêm sendo construídos ao longo de alguns anos com a parceria entre poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil organizada. O objetivo é um só. Melhorar as condições socioeconômicas gerar emprego, renda e garantir um futuro promissor à sua gente.

É o caso por exemplo do Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local. Baseado na Alemanha, o programa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) possui oito câmaras temáticas em Curitibanos, que buscam atender as peculiaridades do município, bem como da região.

As câmaras temáticas propostas pelo DEL em Curitibanos buscam o desenvolvimento abordando eixos em Saúde, Turismo, Logística e Distribuição, Indústria, Urbano, Rural, Social e Educação Empreendedora. É composto por um conselho com com 30 membros, sendo 15 titulares e outros 15 suplentes.

Além do DEL, a região de Curitibanos já possui outros projetos de planejamento como é o caso do Programa Meu Lugar, iniciado no início do processo de descentralização do Governo de Santa Catarina, quando foram criadas as antigas SDRs. Uma das principais características do Meu Lugar é o estudo realizado sobre as vocações regionais.

O município de Curitibanos possui também o Programa 2031, lançado há sete anos. Muito similar ao DEL, tinha como proposta projetar o desenvolvimento de Curitibanos por 20 anos. “Um dos nossos grande desafios é juntar estes programas, analisar o que é viável ser realizado e mobilizar a sociedade no sentido de participar ativamente das concretização destas propostas de desenvolvimento”, destaca Fabio Fontana, jornalista e conselheiro do DEL pela ADR.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support