Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Portos, Aeroportos e Ferrovias
  4. /
  5. Plano Estadual de Logística...

Plano Estadual de Logística de Transportes propõe planejamento logístico para SC até 2050

Reunião de trabalho do PELT teve a apresentação de metodologia – Fotos: Filipe Scotti/Fiesc

O Plano Estadual de Logística de Transportes, o PELT, deverá propor um planejamento logístico para Santa Catarina para os próximos 25 anos, até 2050. A metodologia do estudo que será desenvolvido pela INFRA SA foi apresentada nesta sexta-feira, 20, em Florianópolis, durante a primeira reunião de trabalho, na sede da Fiesc. Entre os objetivos do PELT estão fazer avaliações atuais e futuras dos modais de transporte, planejar ações e intervenções para transformar a situação atual na situação desejada.

“A função do PELT é melhorar a cadeia logística do estado de Santa Catarina. E nós vamos fazer esse Plano a quatro mãos. Vamos unir a experiência da INFRA, com a participação dos representantes do Governo do Estado e das principais entidades que têm representação na cadeia logística para que saia um PELT bem feito”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.

Presidente da SCPar Invest SC, Renato Lacerda, assina ordem de serviço

Durante o encontro também foi assinada a ordem de serviço entra a SCPar Invest SC, que está realizando o investimento no estudo, e a INFRA SA. “A partir da consolidação desse trabalho, Santa Catarina passa a ter um horizonte para mostrar para os investidores. Os investidores pensam em longo prazo e eles querem uma relação sólida e sustentável e vamos mostrar que Santa Catarina está pensando para 2050. Isso passa uma sensação de segurança ainda maior para que eles possam trazer os investimentos para cá”, reforça o presidente da SCPar Invest SC, Renato Lacerda.

Equipe da INFRA SA apresentou detalhes da metodologia que será utilizada na elaboração do PELT

Entre os diversos dados que serão utilizados para a elaboração do PELT estão as Big Datas de NF-e e de telefonia móvel. “Com estas informações será possível identificar as rotas de movimentação de cargas, as rotas de maior valor e também a movimentação de pessoas. Dados fundamentais e que precisam ser estudados”, afirma o coordenador de Planejamento e Estudos de Transportes, Igor Moreira Mota. Também representaram a INFRA SA no encontro, a superintendente de Relacionamento com o Cliente , Andrea Vieira Andreis, e o superintendente de Planejamento e Estudos de Transportes, Daniel Klinger Vianna.

A contratação do PELT foi uma demanda que surgiu dentro do GT de Ferrovias, criado pela SPAF em 2023 para discutir o desenvolvimento dos projetos ferroviários do estado. Este grupo tem representantes de órgãos estaduais, federais, portos, ferrovias e entidades representativas do setor, como a Fiesc, e também acompanhará o desenvolvimento deste estudo.

“É um trabalho muito importante e que vai ser o diferencial para o futuro de Santa Catarina e manter esse crescimento acima da média nacional. Precisamos de um planejamento robusto e o PELT é uma ferramenta importante para que o Estado possa realmente continuar crescendo e sendo uma estado de referência como é atualmente”, completou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support