Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. PGE autoriza corretores a...

PGE autoriza corretores a avaliarem imóveis oferecidos em garantia ao Estado

Foto: Divulgação PGE/SC

Além dos engenheiros e arquitetos, a partir de agora os corretores de imóveis também podem emitir laudos de avaliação de propriedades oferecidas como garantia antecipada ao Estado. A mudança foi possível por meio da Portaria 66/2023, assinada pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, nesta terça-feira, 16, durante reunião com membros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina.

O texto altera a Portaria 25/2021, que regulamenta o procedimento administrativo de oferecimento de garantia antecipada pelo contribuinte. Na norma publicada há dois anos, apenas os engenheiros e arquitetos estavam autorizados a emitir o documento.

O chefe da Procuradoria-Geral do Estado, ao assinar a nova regra acompanhado do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, André Uba, e do chefe da Procuradoria Fiscal (Profis), Ricardo Gama, disse que a mudança é importante pois “amplia as possibilidades e simplifica o processo de avaliação do imóvel”.

“O entendimento desta Procuradoria, por orientação do governador Jorginho Mello, é o de contribuir para que os fluxos sejam mais céleres e viabilizem a otimização do relacionamento da Administração Pública com as pessoas. É neste sentido que assinamos a Portaria, que vai ao encontro da jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que desde 2002 considera que o conhecimento necessário para a determinação do valor de um imóvel não se restringe às áreas de estudo de engenheiros, arquitetos ou agrônomos”, disse o chefe da PGE/SC.

O ato ocorreu no gabinete do chefe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e contou com a presença do superintendente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci), Daniel Cobra; do diretor Marcelo Brognoli; do procurador da entidade, Flaviano Tauscheck; do advogado e corretor de imóveis Leandro Ibagy; do empresário e avaliador de imóveis Ronaldo Mates; e do servidor da PGE/SC, Renan Moresco Pirath.

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support