Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Pesca e Aquicultura
  4. /
  5. Pesquisa usa dados meteorológicos...

Pesquisa usa dados meteorológicos e de satélite para explicar marés vermelhas em Santa Catarina

Foto: Nilson Teixeira / Epagri

O projeto Rede de pesquisa em detecção e acompanhamento de florações de algas e suas relações com a pesca e a aquicultura em Santa Catarina foi desenvolvido pela Epagri e pelo IFSC, com objetivo de formar uma base para futuros esforços de modelagem preditiva em apoio ao programa de monitoramento de algas nocivas (HAB) atualmente em vigor em Santa Catarina. A pesquisa se valeu de dados meteorológicos e de satélite para explicar marés vermelhas em Santa Catarina, que, quando ocorrem, impedem a coleta e consumo de moluscos, devido às toxinas acumuladas nesses animais. 

Em artigo recém publicado, o estudo apresenta suas conclusões. “A pesquisa mostrou que os dados meteorológicos, tais como direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, radiação solar e temperatura do ar, podem ser parâmetros chave de entrada de modelos preditivos. “Por outro lado, as estimativas de clorofila por satélites, que são atualmente usadas no monitoramento da ocorrência de florações, parecem ser um mau preditor de florações de algas nocivas na costa catarinense”, explica Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri/Ciram. 

Ele complementa que “os resultados evidenciaram que os padrões de ocorrência de microalgas produtoras de toxinas relatados em outras partes do mundo, como a Dinophysis sp. durante o verão, diferem ao longo da costa de SC”.

Artigo para livre acesso

A pesquisa avaliou dados do monitoramento de algas produtoras de toxinas, juntamente com dados meteorológicos e oceanográficos, coletados entre 01/01/2007 e 31/12/2019. Foram utilizadas análises descritivas, bivariadas e multivariadas para traçar correlações entre parâmetros ambientais e a ocorrência de florações de algas, florações de algas nocivas e eventos tóxicos.

Os resultados da pesquisa podem ser conferidos em detalhes no artigo Using climate reanalysis and remote sensing-derived data to create the basis for predicting the occurrence of algal blooms, harmful algal blooms and toxic events in Santa Catarina, Brazil, publicado na Science of the Total Environment. O material ficará disponível para leitura até o dia 25 de maio neste link.

O artigo tem autoria dos pesquisadores Luiz Fernando Vianna e Robson Ventura dos Santos, da Epagri, em parceria com os pesquisadores Mathias Alberto Shramm e Thiago P. Alves, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 

Informações e entrevistas
Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri/Ciram
(48) 3665-5161
Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support