Pescadores participam de reunião em Florianópolis para cadastro no Programa de Aquisição de Alimentos
Representantes de 12 colônias de pescadores do Litoral de Santa Catarina participaram na tarde desta segunda-feira de mais uma reunião para cadastro de pescadores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santa Catarina.
O evento foi realizado no auditório da Epagri, em Florianópolis, pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc).
Na ocasião foi apresentado todo o programa, valor disponível para todos os municípios habilitados, documentos necessários para o cadastramento dos pescadores, entre outras informações.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que o intuito é incentivar a venda de pescados e fomentar o setor gerando renda para os pescadores artesanais:
SONORA
Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, o treinamento é para acesso aos canais de comercialização:
SONORA
O pescador Tiago Manenti Martins representou a colônia de pescadores de Tijucas e elogiou a iniciativa que leva a pesca artesanal à mesa de quem precisa:
SONORA :
Outra ação do mutirão é o cadastramento de ostras, mariscos, camarão e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios habilitados ao PAA por meio do programa.
O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados.
Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.