Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Pesca e Aquicultura
  4. /
  5. Pesca artesanal da tainha...

Pesca artesanal da tainha começa com expectativa de aumento da safra

Fotos: Marco Favero / Secom

Em todo o Litoral de Santa Catarina os ranchos de pesca já estão movimentados para a safra artesanal da tainha 2023. Por meio de portaria a captura ocorre todos os anos de maio a dezembro com base em publicações anuais feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MPA). Para este ano a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc) estima capturar 1.800 toneladas da espécie em todas as modalidades. No ano passado Santa Catarina foram cerca de 1.500 toneladas.

A pesca de arrasto de praia é feita com embarcações sem motor e envolve cerca de oito mil pescadores em todo o Litoral, segundo a Federação dos Pescadores. Para esta modalidade a captura é permitida de 1º de maio até 31 de dezembro. Hoje o Estado é destaque nacional quando se fala em pesca de tainha. O pescado abastece restaurantes e peixarias, além de servir como fonte de renda para milhares de família.

O governador Jorginho Mello reforçou que a criação de uma secretaria executiva ligada à pesca foi estrategicamente pensada com o objetivo de melhorar a produção estadual. “Temos um Litoral rico em pesca e estudos importantes nas nossas universidades que precisam de uma atenção. Além disso, precisamos alinhar cada vez mais as ações com o MPA sem esquecer a realidade de cada estado”, destacou Jorginho Mello.

Abertura da safra da tainha 2023
Fotos: Marco Favero / Secom

O secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, informou que o objetivo do Governo do Estado é dar uma atenção especial para as ações de políticas pública do setor com a criação dessa secretaria. “Estamos estruturando toda a secretaria executiva e organizando nossos dados estaduais sobre pesca e demais produções ligadas a aquicultura. Nosso compromisso agora é entender os números para alinhar as estratégias”, reforçou o secretário Tiago B. Frigo.

Em reuniões com os representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Governo de Santa Catarina está discutindo melhorias para as regras das cotas anuais de captura. A secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca pediu a revisão da Portaria Interministerial MPA/MMA n°1, que define as quantidades de pesca para a safra da tainha em 2023. O MPA ainda não se manifestou sobre essa solicitação de mudanças nas regras.

As condições climáticas favorecem a captura da tainha já neste início da safra deste ano. Com o vento sul atuando, mesmo que por pouco tempo, deve provocar a saída dos cardumes dos estuários do Prata e Lagoa dos Patos. Esse vento quando sopra por algum tempo, empilha e empurra as águas frias ou Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) para a costa catarinense.

:: Quando pode capturar tainha em SC

  • Modalidade: Desembarcada ou não motorizada
    Período: 1º de maio até 31 de dezembro
  • Modalidade: Emalhe anilhado
    Período: 15 de maio até 31 de julho
  • Modalidade: Emalhe costeiro de superfície até 10 AB
    Período: 15 de maio até 15 de outubro
  • Modalidade: Emalhe costeiro de superfície acima de 10 AB
    Período: 15 de maio até 31 de julho
  • Modalidade: Cerco/Traineira
    Período: 1º de junho até 31 de julho
Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support