Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Pela primeira vez, SC...

Pela primeira vez, SC alcança 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola em seus 295 municípios 

verificação da temperatura em criança com máscara

Uma boa notícia para a educação e para a saúde catarinense. Pela primeira vez em 15 anos de existência, 100% dos municípios confirmam adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) ciclo 2023-2024.  Para alcançar essa marca, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio dos representantes das 17 regionais de saúde,  mobilizou e orientou todos os municípios com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A representante do PSE na Secretaria de Estado da Saúde, cirurgiã-dentista Isabela Karsten, esclarece que o programa é direcionado para estudantes da rede de ensino e contribui para o desenvolvimento integral e exercício da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. “É necessário articulação e intersetorialidade entre saúde e educação pois em conjunto são capazes de planejar as ações prioritárias e definir as áreas vulneráveis das comunidades pertencentes às Unidades Básicas de Saúde do município”, frisa.

Após adesão ao programa por parte do município, cabe a estes monitorarem e repassarem as atividades realizadas pelo sistema e-gestor, pois esta é a garantia para receberem os recursos repassados pelo Ministério da Saúde. O papel do Estado tem sido instigar esse processo de monitoramento das ações, fomentar o planejamento e ajudar na capacitação dos profissionais cada vez mais preparados para apoiar as 13 temáticas abordadas pelo programa.

Entre as atividades do PSE, estão ações de promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da atividade física, promoção da cultura da paz e direitos humanos, prevenção de doenças negligenciadas, saúde ambiental, verificação da situação vacinal, prevenção do uso de drogas, álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, atividades de saúde bucal,  auditiva e ocular.

De acordo com dados do Painel do PSE da Secretaria de Estado da Educação, no último ciclo do programa (2021-2022), foi impactado o total de 3.604 Unidades Escolares pactuadas em SC, com o alcance total de 834.225 mil estudantes beneficiados.

Dentre os 26 estados do Brasil, Santa Catarina está entre os 18 que possuem 100% de adesão ao PSE, o que significa o reconhecimento, pelo estado, da escola como equipamento estratégico na Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Adesão

A adesão é um processo de pactuação de compromissos firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. Ocorre via preenchimento das informações no portal do gestor do Ministério da Saúde a cada dois anos. O processo de adesão gera o termo de compromisso que representa as responsabilidades dos setores da saúde e da educação com o local do Programa Saúde na Escola (PSE).

Iniciada no dia 12 de dezembro de 2022, a adesão permaneceu aberta até 28 de fevereiro de 2023, sendo prorrogada até hoje, 17 de março. No entanto, ainda ontem foi confirmado pelas equipes da SES a adesão de todos os 295 municípios do estado. 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support