Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Parque Estadual das Araucárias...

Parque Estadual das Araucárias completa 20 anos nesta terça-feira

Foto: Adrio Centeno/ IMA

Um recanto preservado em meio às cidades de Galvão e São Domingos, no oeste catarinense. Assim podemos descrever, o Parque Estadual das Araucárias (PAEAR), reduto criado, especialmente, para guardar e conservar a biodiversidade da região. Um abrigo natural que abraça e protege duas espécies ameaçadas, o xaxim e a araucária, que dá nome ao Parque, e celebra 20 anos de criação nessa terça-feira, 30 de maio.

Em comemoração à data, uma programação especial foi planejada durante a Semana do Meio Ambiente entre os dias 31 de maio e 04 de junho, diversas atividades como: plantio de árvores nativas, ações relacionadas à educação ambiental com escolas, e agendamento de trilha noturna estão na programação para celebrar o aniversário do Parque.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado e cogestão do Grupo de Apoio à Gestão das Unidades de Conservação (GRIMPEIRO).

Sobre o Parque

Foto: Adrio Centeno/IMA

Criado em 2003, o Parque Estadual das Araucárias, possui uma área de 612 hectares. É importante ressaltar a ocorrência de duas espécies ameaçadas de extinção na UC, a Araucaria angustifolia (araucária) e Dicksonia sellowiana (xaxim). Dentro do Parque encontra-se o Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito. Além de ser um importante afluente do rio Chapecó, é responsável pelo abastecimento de água do município de São Domingos.

O Parque Estadual das Araucárias foi aberto à visitação pública no dia 07 de abril de 2016 e conta com infraestrutura para o recebimento de visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Atualmente a UC conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá. O local está aberto para visitação de quartas a domingos e a entrada é gratuita.

Todas as informações sobre a unidade estão disponíveis no site do IMA

O IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line pelo neste link

Informações adicionais para a imprensa:
Carolina Carvalho
Assessoria de Comunicação
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)
comunicacao@ima.sc.gov.br
(48) 3665-4177

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support