Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Parceria entre SAP e...

Parceria entre SAP e IMA permite a implantação de coletores de lixo eletrônico em Lages e São Miguel do Oeste


Uma parceria entre a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a empresa Emplasul vai permitir a implantação de 86 coletores de resíduos eletrônicos nas regiões dos municípios de Lages e São Miguel do Oeste. Na primeira fase serão instaladas 42 unidades, sendo que 13 irão atender Lages e outros 29 para São Miguel do Oeste.

Na manhã desta segunda-feira, 19, o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, acompanhou o embarque dos primeiros 42 coletores. “Neste momento queremos contribuir com o município, mas temos a intenção de estender esse serviço para os principais complexos prisionais catarinenses”, disse o titular da SAP.

A ideia é instalar coletores na entrada das unidades para que familiares de internos, advogados, servidores e comunidade do entorno tenham um local adequado para destinar os resíduos. “Além de informar as pessoas sobre a importância do ato, é preciso disponibilizar o espaço adequado. Muitas vezes as pessoas sabem que não podem descartar materiais na natureza, mas acabam fazendo por ter o local adequado em sua comunidade. Gera também oportunidade de inclusão”, observou Edemir Alexandre Camargo Neto.

As ações que estão sendo implantadas por meio da parceria entre os órgãos governamentais e a iniciativa privada atende aos propósitos da logística reversa, conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, assinalou que o resíduo eletrônico tem uma das maiores taxas de crescimento no mundo. “Resíduos potencialmente perigosos descartados de maneira correta são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ações simples que geram grandes resultados”, enfatizou o Fábio Castagna.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support