Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Previdência
  4. /
  5. Panoramas do IPREV são...

Panoramas do IPREV são apresentados em Reunião do Conselho de Administração

Foto: Divulgação

O Conselho de Administração do Iprev reuniu-se nesta terça-feira, 9, para deliberar pautas e contou com a participação do Presidente do Iprev, Vanio Boing, e o atuário do Iprev, Claudio Kogut. Na ocasião, foram apresentadas informações importantes sobre a atual situação do Regime Próprio de Previdência do Estado (RPPS), bem como o cálculo atuarial que evidencia o déficit no sistema previdenciário.

Em sua explanação, o atuário, Kogut apresentou o Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial realizada este ano que envolve a análise de fatores como a população de contribuintes e beneficiários, as contribuições e os benefícios, as expectativas de vida, taxa de juros, e outros fatores financeiros e demográficos, no intuito de determinar se o sistema de previdência é financeiramente viável no longo prazo e para identificar quaisquer desequilíbrios financeiros que precisem ser corrigidos. O resultado do cálculo atuarial mostra a necessidade de adoção de medidas eficazes para garantir a sustentabilidade financeira da previdência de Santa Catarina.

Em seguida, o Presidente do Iprev apresentou um panorama da linha do tempo da previdência, desde um histórico de reformas passadas até a realidade financeira atual.  Boing destacou que a situação do RPPS de Santa Catarina requer ação imediata para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário a longo prazo. Nesse sentido, foi criado um grupo de estudos formado por especialistas em previdência, economia e finanças, com o objetivo de elaborar alternativas para suavizar o déficit.

Dentre as sugestões apresentadas pelo grupo, o principal destaque seria a implantação de uma segregação de massas, ou seja, a partir de um marco inicial de ingresso no serviço público, os servidores passariam a contribuir para um fundo de capitalização na qual os participantes fazem contribuições regulares ao longo de sua vida funcional que são investidos em ativos financeiros para garantir o pagamento de benefícios futuros, ao contrário do atual sistema de repartição simples, em que as contribuições dos servidores ativos são usadas para pagar os benefícios dos aposentados e pensionistas, sem rentabilidade.

Outras sugestões para suavizar o déficit também foram levantadas, como a constituição de um fundo imobiliário com os imóveis do Iprev, recursos da compensação previdenciária com o INSS, royalties do petróleo, entre outros. Vanio Boing salientou que todas essas propostas serão sempre discutidas com os Conselheiros do RPPS, para que em conjunto possam deliberar as melhores soluções.

A Presidente do Conselho de Administração, Julie Anne Saut, agradeceu a explanação do gestor do IPREV, e ratificou que o Conselho solicitará a participação do Presidente do Iprev em algumas reuniões, pela importância do diálogo e transparência para se chegar às melhores deliberações.

Avatar
Escrito por:

Fernando Kleis | IPREV

Assessor de Comunicação Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - IPREV

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support