Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Palestrantes do Governo Federal...

Palestrantes do Governo Federal defendem desburocratização e modernização do Estado durante o Cosud


Lorenzon, secretário especial de Modernização, foi o primeiro palestrante no Cosud | Fotos: Julio Cavalheiro/SECOM-SC

Reduzir a burocracia estatal, diminuir distorções microeconômicas e fomentar o empreendedorismo. Esses foram os objetivos defendidos pelos dois palestrantes do Governo Federal durante a plenária dos governadores do 5º Encontro do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) na manhã deste sábado, em Florianópolis. 

O diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e o secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, falaram sobre as ações que o governo tem implementado no intuito de facilitar a vida do cidadão.

>>> ÁUDIOS E ENTREVISTAS 
>>> IMAGENS DO 5º COSUD
>>> VÍDEO DA ABERTURA DO EVENTO

Segundo Lorenzon, devem ser encaminhadas ao Congresso ainda neste ano três importantes medidas: a Reforma Tributária, o novo Pacto Federativo e a Reforma Administrativa. O diretor salienta ser necessário repensar o serviço público do século XXI. 

“A desburocratização é fundamental, especialmente para o pequeno e médio empresário. O fim do alvará para atividades de baixo risco, por exemplo, tiraria um peso dos ombros do empreendedor. Precisamos aproveitar essa janela liberal”, disse Lorenzon, que elogiou o ambiente de negócios de Santa Catarina. 

Já Veiga salientou a necessidade de uma modernização da máquina pública baseada em cinco pilares: digitalização com eficiência, foco no cidadão, melhoria do ambiente de negócios, aumento da combatividade e transparência. Um dos objetivos traçados é fazer com que o Brasil esteja entre os 50 melhores países para se fazer negócio até 2022. Hoje, ocupa a 109ª posição:

“Somos o país de maior potencial do mundo. Queremos unificar os canais digitais do governo. Todas as nossas medidas podem gerar uma economia de até R$ 1,5 bilhão por ano, resultado em 15 milhões de atendimento presenciais a menos”, disse Veiga. 

Abertura oficial
Veiga foi o segundo a palestrar 

Abertura prega conciliação nacional

Pouco depois das 8h30min, o governador Moisés deu as boas-vindas aos demais governadores e fez um apelo pela conciliação nacional. Segundo ele, é preciso que os entes federativos atuem juntos para que todos alcancem os seus objetivos conjuntamente. 

“Precisamos seguir no caminho da união, com diálogos construtivos. Eu acredito que os nossos Estados, com todos os seus colaboradores, podem dar um tom pacífico para o Brasil”, disse Moisés.

Sobre o Cosud

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. As edições anteriores ocorreram em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).

O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com apoio do Governo de Santa Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).

Leia mais: 
>>> Cosud começa em Florianópolis com reuniões dos grupos de trabalho dos sete estados do Sul e Sudeste
>>> Cosud Florianópolis discute soluções para um governo digital e mais simples para a população

>>> Governadores do Sul e Sudeste reúnem-se em Florianópolis para debater temas nacionais relevantes

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support