Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. “Números continuam robustos”, afirma...

“Números continuam robustos”, afirma economista sobre a taxa de desocupação e a manutenção do cenário de emprego em SC

“Os números continuam robustos, continuam bons por conta da atividade econômica de Santa Catarina, que continua em um ritmo bastante bom”, essa é a análise do Paulo Zoldan, agente de pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), sobre as estatísticas divulgadas pela pesquisa Pnad Contínua pelo IBGE na última quinta-feira (18). Os dados são do primeiro trimestre de 2023.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Santa Catarina manteve a segunda menor taxa de desocupação do país, com 3,8%, o que configura uma situação conhecida como “pleno emprego”. Nosso estado está atrás apenas de Rondônia (3,2%) e com uma taxa 57% abaixo da média nacional, que é de 8,8%.

Santa Catarina também alcançou o segundo maior nível de ocupação entre as 27 unidades da Federação, com uma taxa de 64,3%. Mato Grosso do Sul ficou em primeiro com uma diferença de 0,1 ponto porcentual, com 64,4%.

Outro destaque da pesquisa do IBGE foi que Santa Catarina teve um avanço de 4,1% no rendimento médio. “Isso garantiu a Santa Catarina duas posições a mais”, explica Zoldan. SC fica atrás apenas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo nesse quesito.

A queda em vários setores, no entanto, fez com que a taxa de desocupação aumentasse em Santa Catarina. A taxa passou de 3,2% para 3,8%. Cresceram apenas as atividades em dois setores. No de Alojamento e alimentação (13,7%), que emprega 19 mil pessoas a mais que no trimestre anterior. E no de Transporte, armazenagem e correio (0,9%), que passou a empregar 2 mil pessoas a mais que no 4º trimestre de 2022.

Secretaria de Estado da Comunicação
Thiago Santaella | thiago.santaella@secom.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Thiago Santaella | Secom

Assessor de comunicação na Secom-SC | Contato: thiago.santaella@secom.sc.gov.br e (48)3665-3045

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support