Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Núcleo da PGE/SC bloqueia...

Núcleo da PGE/SC bloqueia bens de grupo econômico irregular para pagamento de dívida milionária

Empresa adotou estratégia para dificultar cobrança, mas atuação dos procuradores identificou a prática

Foto: Felipe Reis

O Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), voltado à cobrança da dívida ativa de grandes devedores, conseguiu comprovar uma manobra utilizada por uma empresa do ramo de calçados para dificultar a cobrança correta de tributos.

No âmbito do processo, que tramita desde 2020, os procuradores do Estado fizeram investigações e descobriram que várias lojas foram abertas em nome de terceiros, mas na verdade, todas eram gerenciadas pela mesma família. A prática, diferente da abertura de filiais, tinha o objetivo de “facilitar o usufruto da tributação reduzida oferecida pelo Simples Nacional”, segundo o procurador Marcos Rafael Bristot de Faria, um dos que atuou no caso. Ele explicou que a prática é um modus operandi comum entre contribuintes com o fim de diminuir os valores recolhidos ao erário.

Na decisão, a juíza Gabriela Benedet, da Unidade Regional de Execuções Fiscais da Comarca de Florianópolis, deferiu o pleito do Estado, decretando inclusive a indisponibilidade de vários imóveis para garantir o pagamento da dívida – que supera a cifra de R$ 1,5 milhão. Para a magistrada, “a prova colhida no feito indica com clareza que os quatro sócios comuns constituíram, de má-fé, uma rede de CNPJs articulados para serem tributadas por alíquotas não aplicáveis ao seu porte empresarial real e dificultar a satisfação das dívidas tributárias dessas empresas”.

O Nafe é uma estrutura que faz parte da Procuradoria Fiscal – área que dentre outras atribuições é responsável por efetuar a cobrança da dívida ativa e agilizar o recebimento de créditos tributários. O procurador-chefe do setor, Ricardo Gama, afirma que “a PGE/SC está vigilante em relação às fraudes perpetradas e tem atuado com o intuito de garantir a livre concorrência, bem como impulsionar a arrecadação para o implemento das políticas públicas necessárias aos catarinenses”.

Atuaram no processo os procuradores do Estado Carlos Dalmiro Silva Soares, Marcos Rafael Bristot de Faria e Ricardo de Araújo Gama.

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PGE

Informações adicionais para a imprensa: Felipe Reis - assessor de Comunicação da PGE/SC | Contatos: comunicacao@pge.sc.gov.br / (48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support