Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Novo secretário de Estado...

Novo secretário de Estado do Turismo participa da abertura da Vindima de Altitude

Está aberta a 9ª Vindima de Altitude de Santa Catarina 2023. A solenidade de abertura do evento ocorreu na sexta-feira, 3, no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, onde também ocorre o Festival Vindima de Altitude, com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva. A Serra celebra a colheita da uva deste ano até o dia 26 de março.

O secretário destacou o potencial turístico da Serra catarinense. “Eu olho para esse evento hoje e já percebo que a Vindima de Altitude estará, em breve, entre os maiores eventos de Santa Catarina. Parabéns aos organizadores, nosso reconhecimento aos produtores que realizam um grande trabalho e nos ajudam a elevar e levar o nome do nosso estado mundo afora”.

O anfitrião da noite fez um agradecimento a todos os presentes. “A Vindima de Altitude é o momento de colher os frutos que vão gerar os melhores rótulos do ano. Estamos muito contentes em mais um ano poder receber turistas e visitantes em nossas vinícolas para compartilharmos a experiência dessa etapa tão importante da produção do vinho. E que venham novos bons vinhos de altitude!”, celebrou o presidente da Vinhos de Altitude – Produtores e Associados, Diego Censi.

Também coanfitrião, o prefeito de São Joaquim, Giovane Nunes, lembrou da importância econômica da atividade, que supera e muito a venda dos excelentes rótulos produzidos na Serra. “Acreditamos na indústria do Turismo como desenvolvimento para nossa cidade e para a Serra Catarinense. Todo nosso reconhecimento aos incansáveis produtores de vinhos que são os verdadeiros responsáveis para que hoje possamos estar aqui, celebrando mais uma colheita da uva”.

Registro no INPI

Durante a solenidade foram firmados três importantes convênios para projetos voltados a fortalecer o segmento turístico. Um deles estabelece que o Frescal da Serra Catarinense, de São Joaquim e região, será o quinto produto a ser reconhecido como único, singular e próprio do saber fazer e da cultura alimentar de um território, por meio do registro no INPI como uma indicação geográfica. O alimento junta-se ao Mel de Melato da Bracatinga, Queijo Serrano, Maçã Fuji, e aos Vinhos de Altitude.

Foi firmada parceria para dois outros importantes projetos para a continuidade do fomento ao enoturismo e fortalecimento do segmento turístico, trazendo mais profissionalização e inovação aos pequenos negócios de turismo e gastronomia.

Programação

A Vindima de Altitude de Santa Catarina ocorre na Serra Catarinense até o dia 26 de março, com uma extensa programação nas vinícolas. Além da colheita da uva, os roteiros incluem degustações, gastronomia, sunsets, piqueniques e tours guiados. Cada vinícola tem uma programação específica. Para saber mais você pode acessar o Instagram: @vinhosdealtitude ou o site: www.vinhosdealtitude.com.br.

O evento realizado no Parque Nacional da Maçã oferece ao público a possibilidade de degustar vinhos, provar a gastronomia típica e acompanhar apresentações culturais e musicais. A entrada no Festival Vindima de Altitude é gratuita, os visitantes pagam somente o que consumirem.

A 9ª Vindima de Altitude de Santa Catarina é uma realização da Vinhos de Altitude -Produtores e Associados, e conta com a correalização do Sebrae/SC, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, Faesc/Senar, Sindicato Rural de São Joaquim, IFSC e Epagri, além de vários patrocinadores da iniciativa privada.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support