Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. No Oeste, Secretaria da...

No Oeste, Secretaria da Agricultura entrega georreferenciamento para mais de 700 imóveis rurais

Entrega em Entre Rios – Fotos: Rogério de Lima/SAR

A Secretaria de Estado da Agricultura investiu mais R$ 200 mil na regularização fundiária de 770 imóveis rurais da região Oeste de Santa Catarina. Foram entregues a planta topográfica, o memorial descritivo e o certificado do sistema de gestão fundiária do Sigef/Incra aos municípios de Entre Rios e Ouro verde. O procedimento faz parte da certificação para reconhecer os limites das propriedades.

“O direito à propriedade e à segurança jurídica é fundamental aos produtores que fazem a comida chegar a nossa mesa dia após dia. Essa regularização permite aos produtores o acesso aos recursos e programas de governo. Continuamos trabalhando com o governador Jorginho Mello para garantir o acesso à regularização de todas as propriedades rurais do estado”, destaca o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

Entrega em Ouro Verde

Com o georreferenciamento em mãos, os agricultores podem dar andamento à regularização fundiária das terras, fazendo a retificação de área ou de titularidade nos cartórios. A ação faz parte do Programa Terra Legal e, na última sexta-feira, 19, entregou os títulos a 285 produtores rurais de Entre Rios e 485 de Ouro verde.

Com do Programa, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores regularizem seus imóveis rurais. De posse do documento, o produtor poderá dar início ao processo para encaminhar a escritura da terra.

As ações atendem os proprietários ou posseiros que têm imóveis de até quatro módulos fiscais não regularizados devido a posses, partilhas não realizadas ou contratos de compra e venda antigos e que, por isso, não possuem registro. Sem o registro do imóvel, os produtores vivem em uma situação de insegurança jurídica e não podem fazer parte das políticas públicas ou incentivos dos governos federal e estadual, nem obter crédito bancário.

Secretaria de Estado da Agricultura
Paulo Henrique Santhias | imprensa@agricultura.sc.gov.br
(48) 3664-4418

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support