Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. No Dia Mundial de...

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Saúde reforça importância do tratamento adequado para cura da doença

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública mundial.

No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil, em 2021, conforme as informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados 68.271 casos novos da doença, o que equivale a uma incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes. Em 2020, o número de óbitos registrado foi de 4.543, o que mostra uma taxa de mortalidade de 2,1 óbitos por 100 mil habitantes.

Em Santa Catarina, no ano 2022, foram notificados 1.898 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 26,7 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN). O estado atualmente tem uma das menores taxas de óbito do país (0,88 óbitos por 100 mil habitantes) no mesmo ano. Neste mesmo ano, 79% dos casos positivos realizaram teste para HIV e 13,7% são coinfectados TB/HIV.

As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos. O sexo masculino predomina com 64,4% de notificações.

Sinais e sintomas
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e cérebro. “A transmissão se dá por via aérea e pode acontecer de várias formas: através de fala, espirro e tosse da pessoa infectada. O contato direto com o doente em ambiente fechado e com pouca ventilação e ausência de luz solar representa maior chance de outra pessoa ser infectada”, explica Lígia Castellon Gryninger, médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC).

O principal sintoma da tuberculose é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre (especialmente à tarde), suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento.

Prevenção
A vacina BCG é uma maneira de proteção contra as formas graves de tuberculose e faz parte do calendário vacinal, devendo idealmente ser feita ao nascimento. Além disso, como forma de prevenção e controle da doença é sempre importante investigar os contatos mais próximos da pessoa que está em tratamento para que seja descoberta a infecção e/ou doença o mais rápido possível. Desta forma, o tratamento é iniciado precocemente e há a diminuição de possíveis complicações, além da redução na transmissão.

“A atenção à saúde das pessoas com maior vulnerabilidade à doença, como pessoas em situação de rua, pessoas vivendo com HIV/AIDS, pessoas privadas de liberdade e população indígena têm sido um desafio para as equipes de saúde. Essas pessoas têm mais chances em desenvolver a doença”, destaca Lígia Castellon Gryninger, médica infectologista da DIVE/SC.

Tratamento
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). “A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final. Logo nas primeiras semanas do tratamento, a pessoa se sente melhor e, por isso, precisa ser orientada pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente do desaparecimento dos sintomas”, enfatiza a médica.

Uma combinação de medicamentos deve ser ingerida diariamente por um período de seis meses, na grande maioria dos casos. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support