Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Na China, Raimundo Colombo...

Na China, Raimundo Colombo oficializa instalação da terceira maior montadora de caminhões do mundo em SC

Santa Catarina deu passo decisivo para a conquista da segunda montadora de veículos depois da alemã BMW, cujas obras de instalação já estão em ritmo acelerado em Araquari. O governador Raimundo Colombo e o presidente da China National Heavy Duty Truck Group Co. (CNHTC), proprietária da Sinotruk, Ma Chunji, acertaram, nesta sexta-feira, 6,  em Pequim, as próximas etapas do processo de negociação para a instalação da fábrica de caminhões chinesa em Lages, na Serra Catarinense.

Também participaram do encontro, realizado em um hotel de propriedade da montadora, os diretores Liu Qingsheng, Yu Qingjun e Wei Zhihai, o presidente da Sinotruk Brasil, Jian Zhang, e o presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa.

“A decisão está tomada e agora é preciso constituir a empresa brasileira da Sinotruk e aprovar o projeto da fábrica no programa Inova-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos), do governo federal”, afirmou o governador.

Raimundo Colombo disse que o Estado, por meio da SCPar, será parceiro do investimento para viabilizar o projeto em Santa Catarina. Destacou que a Sinotruk é a terceira maior montadora de caminhões do mundo, a maior da China e, agora, está decidida a instalar uma unidade em Lages.

O presidente da Sinotruk, Ma Chunji, agradeceu ao suporte dado pelo governo de Santa Catarina para viabilizar a venda e a produção de caminhões chineses no Brasil.

O presidente da SCPar, Paulo César da Costa, ressaltou que o encontro com a alta cúpula da Sinotruk possibilitou que alguns assuntos pendentes fossem resolvidos, vislumbrando um futuro promissor para a montadora.

“A Sinotruck é uma empresa que tem marca, tem tecnologia, conhecimento de mercado e a SCPar, juntamente com os demais sócios, quer ser parceiro desse empreendimento, principalmente porque terá uma ampla repercussão na cadeia produtiva do setor automotivo” em Santa Catarina, disse.

O acordo prevê a criação da joint-venture Sinotruk Brasil Indústria de Veículos Ltda, com a participação da importadora Elecsonic, que foi habilitada no Inova-Auto), da CNHTC), Cotia Trading e o governo do Estado, por meio da SC Par.

Paulo Cesar da Costa informou que a prioridade agora é preparar o projeto executivo da planta da fábrica e o plano de negócios que será encaminhado ao Ministério de Indústria e Comércio para a habilitação no Inova-Auto que permitirá a construção da montadora.

Os investimentos em infraestrutura e máquinas giram em torno de R$ 100 milhões e ainda teremos os custos em treinamento de pessoal e a fabricação dos primeiros caminhões testes”, observou o presidente da SCPar.
O presidente da Sinotruk Brasil, o chinês Jian Zhang, também agradeceu ao governo de Santa Catarina pelo interesse em viabilizar a instalação da montadora em Lages.

“A Sinotruk gosta do mercado brasileiro, porque é um importante país e faz parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China)”, salientou Zhang.

A Sinotruk Brasil prevê a produção de quatro a seis meses apenas em caminhões testes, que serão distribuídos para empresas de transportes para que elas se certifiquem da qualidade do caminhão que será fabricado em Lages.

O projeto prevê a abertura de 400 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos, formados por empresas que produzirão peças para a montadora.

china 20130906 1660871900
Fotos: Cláudio Thomas/Secom

A fábrica em Lages
O diretor-geral da Elecsonic, Joel Anderson, diz que a fábrica da Sinotruk de Lages produzirá os caminhões dos modelos A7. São veículos com motores com mais de 380 cavalos, 12 litros, constituindo-se nas versões 4×2, cavalo mecânico 6×2 e 6×4. Mais adiante, de acordo com Anderson, serão fabricados os caminhões pesados e extra-pesados.

>>> Confira mais imagens na Galeria de Fotos

Confira o boletim da Rádio Secom com a entrevista o governador Raimundo Colombo:

  Baixar áudio

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o diretor de imprensa Cláudio Thomas, que acompanha o governador. O celular do diretor é (48) 9161-6455. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no  fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support