Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mutirão da Saúde: programa...

Mutirão da Saúde: programa para zerar fila de cirurgias é apresentado na Alesc

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, apresentou nesta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado.

O orçamento previsto para o Fila Zero em 2023 é de R$ 235 milhões. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.

“São várias frentes que estamos atuando, sendo a primeira delas separando os pacientes do conjunto de cirurgias eletivas, os que tem câncer, que são procedimentos considerados tempo sensíveis. Estamos trabalhando com mutirões, como o que está sendo feito em Itajaí para que todos os serviços de câncer cheguem no máximo em 60 dias para o procedimento cirúrgico, pois quem tem câncer não pode esperar. Diagnóstico e tratamento tardio complica a vida do paciente. Também estamos habilitando hospitais do estado, que estejam dentro dos critérios da portaria do Ministério da Saúde, para serem autorizados a fazer os procedimentos e vão receber o pagamento com recurso estadual, com isso a agente aumenta a oferta para atender ortopedia. Na cardiologia, os serviços já credenciados pelo MS, mas que mandavam os pacientes para o Instituto de Cardiologia, estamos autorizando o procedimento no município, diminuindo o tempo de espera e distância para atendimento, com isso rodamos mais os leitos”, explicou a secretária Carmen Zanotto.

O diagnóstico apresentado identificou 105.340 pessoas na fila do ano de 2017 até 30 de janeiro de 2023. Há também 4,7 mil pacientes em fila de espera para cirurgia oftalmológicas ambulatoriais e 117 mil pacientes aguardando consultas com especialidades cirúrgicas.

As demandas mais reprimidas estão relacionadas a ortopedia (cirurgias de joelho, quadril, ombro, coluna); cirurgias para o aparelho digestivo (vesícula e vias biliares, hérnias e gastroplastia); procedimentos para o aparelho geniturinário (histerectomia, vasectomias, laqueaduras, cálculo renal); varizes, angioplastias e ablações.

“Inclusive, é com muita alegria que compartilho que desde segunda-feira está vigente a lei que modifica as exigências para a realização de laqueaduras e vasectomias no âmbito do planejamento familiar, apresentada por mim em 2014 e agora foi aprovada. Para nós mulheres é uma vitória, pois além de poder ser feito no momento seguinte à cesária evitando duas internações e riscos de complicações cirúrgicas, não é mais necessário o aval do cônjuge para a realização dos procedimentos e a idade mínima para a realização foi reduzida de 25 para 21 anos”, comemora a secretária Carmen Zanotto.

Prestação de contas

Ainda, durante audiência pública realizada na Alesc, foi apresentado o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior 2022, com as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de janeiro a dezembro do ano passado, conforme obrigação constitucional.

Em 2022, foi aplicado 14,85% do orçamento em ações de Saúde, mais do que o mínimo de 12% que deve ser direcionado para área, conforme determina Constituição Estadual. Além disso, o relatório apresentou informações sobre gastos e fontes de financiamento. Informações de utilidade pública, como cobertura vacinal, combate ao coronavírus, à dengue e à varíola dos macacos também foram apresentados.

“Além do que foi executado pela Saúde no ano passado, trouxemos questões mais complexas como nossa baixa cobertura vacinal, em especial da poliomielite. Também a necessidade de cuidarmos da questão da dengue. Estamos reforçando os cuidados esse ano para evitar o que vivemos no ano passado, isso é um papel individual de cada um, enquanto cidadãos fazer nossa parte”, orienta a secretária Carmen Zanotto.

A cobertura vacinal abaixo da meta foi um dos destaques. Apenas a vacina da tríplice viral bateu a meta de 95%. As demais, como poliomielite, BCG, pentavalente e hepatite, atingiram menos de 90% do público-alvo imunizado.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support